Afinal de contas, o que é mSata?

Para início, vamos explorar um pouco sobre o convencional HD e o SSD.

Resumidamente, o disco rígido é a parte física responsável pelo armazenamento dos dados dos computadores e notebooks, que são gravados em discos magnéticos, de forma não-volátil.
Diferente do HD, o SSD, “solid state drive”, consiste em um único bloco com um circuito semicondutor integrado que pode utilizar da memória RAM, memória flash (cartões SD) ou o próprio semicondutor.
Há várias vantagens do SSD podendo obter até 525MB de transferência por segundo, enquanto que um HD convencional apenas 67MB/s. Também por possuir um sistema mais simples, é mais silencioso, aquece menos e consome menos energia.

Escrevemos um artigo mais completo e você pode conferir aqui.

Tendo esclarecido o HD e o SSD, podemos definir, então, o mSata como sendo um SSD, porém ainda mais compacto, sendo conectado via mini-PCI Express, alcançando taxas de transferência muito superiores aos 600MB/s.

Apesar de possuir uma capacidade de armazenamento pequena, é um importante complemento ao funcionamento do sistema, já que não substitui o HD, onde ficam armazenado os dados em geral, enquanto no SSD ficam os programas mais utilizados como também o sistema operacional. A alta taxa de transferência auxilia no bom desempenho do equipamento.

msata

Não deixe de conferir alguns modelos de notebook Avell com suporte para mSata abaixo:

Avell Titanium B155 MAX
Avell Fullrange G1743 MAX
Avell Titanium G1540 MAX
Avell Titanium B153 MAX
Avell Premier G1310 MAX
Avell Fullrange G1741 MAX
Avell Fullrange G1742 MAX
Avell Fullrange G1743 MAX

(Este conteúdo foi visitado 13.132 vez(es) | 1 visita(s) hoje)