A vantagem da tecnologia IPS

Esta tecnologia foi desenvolvida pelo Hitachi em 1996, tendo com seu principal objetivo a melhor reprodução de cores e ângulo de visão. A aliança entre as empresas Hitachi e a Matsushita Electric Industrial visou acelerar o desenvolvimento de tecnologias de última geração em telas e expandir o raio de aplicação das mesmas. A empresa detém uma linha de sofisticadas tecnologias de cristal líquido, dentre as quais a IPS (In-Plane Switching).

Na prática o funcionamento do IPS é adotado em cristais líquidos, que são alinhados na horizontal, ao contrário de modelos convencionais que estão alinhados na vertical. As moléculas de cristal líquido do painel IPS giram em plano horizontal, sem considerar o alinhamento perpendicular das moléculas de cristal na tela de LCD.

O Painel IPS proporciona recursos para a definição da imagem da LCD, fazendo com que o sistema ofereça suporte de 200Hz até 240Hz de taxa de atualização, uma taxa bem maior se comparado aos LCD´s atuais que variam de 60 a 80Hz, na qual indica o número de vezes por segundo que a imagem é renovada na tela; com isso o LCD alcança um rápido tempo de resposta para fazer transmissão de grandes quantidades de informação em alta velocidade sem que tenha perda de dados para a formação da imagem.

O IPS é ideal para as telas touchscreen, pois tem a sua tela resistente e o painel mantém a imagem estável mesmo quando a tela é tocada. A tecnologia ainda evita aquele “efeito fantasma” ou alteração de cores, características freqüentes em outras tecnologias pelo rastro do objeto em movimento que ficava constante na tela. A qualidade da imagem é garantida também pelo baixo tempo de resposta, ideal para cenas de movimento.

 A qualidade da imagem é garantida também pelo baixo tempo de resposta, ideal para cenas de movimento.
A qualidade da imagem é garantida também pelo baixo tempo de resposta, ideal para cenas de movimento.

 
 
E talvez a melhor característica do IPS, é que não altera a cor em qualquer ângulo, deixando a imagem nítida em ângulos de até 178° contra 160° dos LCD´s convencionais.

Imagens nítidas em ângulos de até 178°
Imagens nítidas em ângulos de até 178°

 
 
Pequenos detalhes nas características dos produtos que garantem um ganho considerável na qualidade da imagem, seja para jogar, trabalhar ou assistir filmes.

 
Veja um modelo com esta tecnologia: Avell Titanium B155

 
 

publicado
Categorizado como Guias Marcado com , Guias-

13 comentários

  1. Bom dia Rodrigo,

    Não temos previsão para fabricação de telas IPS 17″.

    Atenciosamente,
    Equipe Avell.

  2. Mesma coisa aqui. Ainda estou no aguardo de um note com tela 17″ ou maior LED IPS Full HD + Teclado ABNT2 (Se possível retroiluminado). Está difícil de encontrar um assim, se não, impossível.

  3. Bom dia Julio,

    Não temos nenhuma previsão para chegada de monitores IPS.

    Atenciosamente,
    Equipe Avell.

  4. Saudações.
    Seria interessante ter essa opção para todos os modelos. Estou entre os modelos B155, G1513 e G1540. Mas só pretendo efetuar a compra quando for disponibilizado IPS. Alguma previsão para o retorno de monitores com essa tecnologia? De preferencia Matte SEM touch!
    No aguardo.

  5. Boa tarde Arnaldo,

    Os modelos B155 MAX no momento não possuem essa tecnologia, o fabricante já disponibilizou o mesmo modelo com telas IPS, estamos esperando para verificar se o próximo lote será IPS.

    Atenciosamente,
    Equipe Avell.

  6. Bom dia Samuel,

    É de suma importância a opinião de vocês em relação aos notebooks Avell. Cabe ressaltar que os teclados com a tecla “ç” estão disponíveis apenas para alguns modelos, ainda não temos previsão de quando estará disponível para todos. Quanto as telas com tecnologia IPS, de fato todos os notebooks modelo B155 tinham essa característica, apenas um lote de B155MAX saiu com telas IPS, após isso a fabricante não disponibilizou mais.

    Atenciosamente,
    Equipe Avell.

  7. Olá, gostaria de juntar minha voz à do Renato que sugere que a Avell disponibilize mais modelos IPS. IPS é, em minha humilde opinião, muito mais importante do que um monitor com resolução superior a Full HD, que já é suficiente na maioria dos casos. Além disso, seria interessante que a Avell utilizasse o teclado com “ç” (ABNT2 acho) em todos os seus modelos.

    No mais, achei contraditória as duas respostas da Avell acima. Uma diz que somente o B155Max possui IPS e a outra diz que o B155Mas NÃO possui IPS, apenas o B155 (normal). Afinal, qual possui IPS? E porque a Avell não deixa isso claro nas especificações de cada produto (inclusive mencionando quando o monitor NÃO tem IPS)???

  8. Bom dia Luan,

    Sim é o único disponível com tecnologia IPS até o momento. Cabe salientar que apenas o B155 possui essa tecnologia, diferente do B155MAX que segue com a tecnologia padrão dos outros modelos.

    Atenciosamente,
    Equipe Avell.

  9. Apenas o modelo Avell Titanium B155 vem com essa tecnologia? O modelo Premier G1310 MAX também possui a tecnologia?

  10. Ótima explicação, vou deixar a minha opinião aqui em relação a enquete sobre a resolução de tela ideal que está no site principal, as telas IPS em Full HD seriam muito melhores bem vindas do que qualquer aumento na resolução da tela dos futuros notebooks da Avell.

    Resolução maior do que a Full HD só deve ser útil para quem trabalha com fotografia, porque em vídeos e games, haverá perdas de definição caso os mesmos não suportem a resolução maior e os games que suportarem as resoluções 1440p, 1800p ou 2160p vão exigir maior desempenho da placa de vídeo, perdendo taxa de quadros/s para manter a definição dessa resolução maior.

    Estou torcendo para ver um notebook intermediário da Avell de 17″ ano que vem com a tela Full HD com IPS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *