A Tecnologia Thunderbolt

O QUE É?
Uma interface de comunicação desenvolvida pela Intel, o Thunderbolt permite patamares de conexão de até 10 Gbps (duas vezes acima do padrão USB 3.0, o mais atual), atuando com forma Full Duplex, que é o envio e recebimento dos dados simultaneamente, sem qualquer perda de velocidade em ambos os sentidos. Assim, o Thunderbolt chega com uma tecnologia que além de oferecer altas taxas de transferências, também possibilita a interconexão com os mais variados tipos de dispositivos.
 
COMO FUNCIONA?
Para entender como funciona: o Thunderbolt usa uma porta mini DisplayPort e permite altíssimas taxas de velocidade graças ao uso do barramento PCI Express que garante acesso rápido ao
processador e outros componentes pela ponte norte. O controlador do Thunderbolt garante que os dados certos sejam enviados pelo Chipset de forma eficiente e sem mistura de dados, pois o Thunderbolt é bi-direcional e envia e recebe dados na mesma velocidade.

esquemadefuncionamento
 

CONEXÃO COM ATÉ SEIS DISPOSITIVOS
Fisicamente, os conectores Thunderbolt são semelhantes aos conectores Mini DisplayPort, suportando as saídas de DVI, HDMI, DisplayPort e VGA através de adaptadores.
O padrão ainda possibilita conexão com até seis dispositivos, funcionando em cadeia um conectado ao outro, atentando para o fato de que dois desses podem atuar no DisplayPort. Em um exemplo dado pela própria Intel, é possível conectar um HD externo a um monitor e este a um notebook, no que os dados do HD podem então ser acessados pelo laptop.
 
Resumindo:

Suas características são:
– Transferência de dados bidirecional e dual channel com velocidade de 10Gbps;
– Dados e vídeo em um único cabo com Dual-protocol (PCI Express* e DisplayPort*)
– Conecta diversos dispositivos.
– Compatível com os atuais dispositivos DisplayPort;
– Usa drivers de protocolo de software nativos da PCI Express e da DisplayPort;
– Alimentação via cabo para dispositivos alimentados pelo bus (apenas cabos elétricos);

 

Os atuais modelos de notebooks da Avell que apresentam a tecnologia Thunderbolt são:

 

FullRange G1741 MaxFullRange G1741 MAX

 

FullRange G1742 MaxFullRange G1742 MAX

 

FullRange G1743 MaxFullRange G1743 MAX

Possui alguma dúvida referente ao Thunderbolt? Compartilhe conosco!

(Este conteúdo foi visitado 1.407 vez(es) | 1 visita(s) hoje)