Confira dicas de manutenção de notebook

A Avell está sempre em busca de apresentar aos seus clientes o melhor quando se trata de garantir durabilidade e qualidade.
Sabendo da importância de um notebook e sua utilidade em nosso cotidiano, selecionamos alguns simples cuidados e dicas que consideramos importantes para tornar melhor a vida deste tão precioso e útil equipamento.

Notebook é sinônimo de portabilidade!

Transporte o seu aparelho dentro da maleta/mochila, de forma a mantê-lo protegido contra impactos. São equipamentos repletos de conexões sensíveis e qualquer descuido, pode causar danos ao equipamento.

– Tenha cuidado com o fio da fonte de alimentação do seu notebook. O simples ato de dobra e desdobra do fio ocasiona o desgaste, podendo, na maioria das vezes, desencapar o fio na base da fonte ou na borda do conector que a pluga ao notebook. Jamais retire-o da tomada puxando pelo cabo, e, sim, desconectando pelo plug.

Aquecimento

– Evite usar o laptop em superfícies acolchoadas ou que não sejam planas, como sobre uma cama por exemplo. Observe que na parte inferior do seu laptop há saídas de ar, próprias para que haja circulação de ar por baixo, assim diminuindo o calor.

Quando você coloca o notebook sobre um colchão ou almofada, por exemplo, o fluxo de ar embaixo do equipamento fica obstruído, resultando no aquecimento do equipamento, então gerando desde um simples travamento, derretimento dos fios mais frágeis, a danos mais graves nos hardwares.

Mantenha sempre o seu equipamento numa superfície plana ou compre um suporte para Notebook adequado para essas situações.

Mantenha atenção sobre a temperatura do notebook. É importante fazer a manutenção de limpeza de cooler e a troca da pasta térmica no equipamento.

O uso de base refrigerada também é de grande auxílio quando se deseja ter controle contra o aquecimento. (Confira aqui os modelos na Avell: https://avell.com.br/acessorios/base-para-notebook).

Limpeza:

– Ao fazer a limpeza no equipamento, jamais faça uso de produtos químicos. Dependendo da substância qual aplicar, pode danificar irreversivelmente a sua tela e manchar o seu notebook, por isso é bom não arriscar.

Como fazer?
Com o equipamento desligado, umedeça levemente um pano de microfibra (ou uma flanela que não solte fiapos) com um limpa-telas e solução de limpeza (que você pode adquirir em lojas de eletrônicos) e passe gentilmente pelo case do notebook e pela tela. Nunca borrife a solução de limpeza diretamente no aparelho: faça-o no pano e, em seguida, aplique.

Para melhores resultados, o ar comprimido* ajuda a limpar onde poeira e partículas podem se acumular. Comece borrifando ar comprimido nas portas, saídas de ventilação e entre as teclas. É mais fácil removê-las quando estão secas. Mantenha a lata sempre em pé enquanto borrifa.
Confira na Avell: https://avell.com.br/limpa-tela-avell

– Evite o contato dos dedos na tela. Qualquer pressão no screen pode comprometer algum pixel do seu laptop (a menos que seja touch, é claro!).

Também são necessários cuidados com o Sistema!

Além da limpeza no hardware, você também deve cuidar do software de seu notebook. Estas são algumas tarefas básicas que você deve fazer a cada um ou dois meses.
Uma “Limpeza de Disco” ajuda a recuperar espaço no HD. Esvazie a lixeira e livre-se dos arquivos temporários: com o utilitário de limpeza de disco que vem com o Windows (em Ferramentas do Sistema).

Impeça que programas sejam carregados sem necessidade: muitos softwares se configuram para que sejam carregados automaticamente sempre que o Windows é iniciado, o que acarreta um tempo adicional ao processo de inicialização da máquina e afeta o desempenho, já que você tem mais programas rodando em segundo plano, ocupando memória e ciclos do processador. Se possível, o único programa que realmente deve rodar na inicialização do sistema é o seu antivírus.

Verifique o disco em busca de erros e corrija-os: erros de disco e setores inválidos podem causar lentidão no acesso às informações e comportamentos estranhos, mas a ferramenta de verificação de disco inclusa com o Windows pode ajudá-lo a encontrar e reparar problemas. Em “Meu Computador”, com o botão direito do mouse sobre o HD, selecione o item Propriedades no menu. Clique na aba “Ferramentas” e, em “Verificação de Erros”, clique em “Verificar Agora”.

Certifique-se de que você tem um anti-vírus instalado e atualizado: Esteja sempre atento à validade da assinatura do anti-vírus (no caso de uma versão paga), se está atualizado e se está realizando varreduras periódicas na máquina. Lembre-se que nenhum antivírus pode detectar, sozinho, todos os vírus e malware no mercado. Recomendamos que seja feito uma varredura usando uma outra ferramenta periodicamente. Use uma ferramenta que não irá interferir com seu software de segurança atual.

Além disso, é também importante atentar aos cuidados com a bateria. Confira o post em que abordamos sobre a bateria e os cuidados para um melhor desempenho da mesma.

Lembrou de algum outro detalhe que considera importante? Compartilhe conosco nos comentários!