Temperatura: o que devemos saber

Muitos usuários de notebooks, principalmente os entusiastas por games, questionam sobre a temperatura dos notebooks Avell ao rodar jogos mais pesados.

Como isto deve ser analisado?! Vamos as considerações:

– Os modelos Titanium B153, B154 e B155 possuem um gabinete menor e mais fino, tendo como vantagem aos outros modelos, seu peso e espessura (são mais finos); por este motivo a tendência é esquentar um pouco mais, tendo em vista que o gabinete é menor e mais fino e as saídas de ar também são menores. Para isso, estes modelos são equipados com placas gráficas com menor consumo de energia e com desempenho menos elevado (comparado a outros modelos) justamente para não ocorrer superaquecimento.

Avell Titanium B153: Espessura fina com sistema de refrigeração de 1 cooler.

Avell Titanium B153: Espessura fina com sistema de refrigeração de 1 cooler.

– Já os modelos Titanium G1511, G1512, G1540 e FullRange G1740, G1741, G1742 e G1743 são equipamentos maiores e com gabinetes mais altos, justamente para suportar o calor gerado pelo desempenho extremo das placas gráficas mais potentes como nVIDIA GeFORCE GTX 770M e 780M e AMD Radeon HD8970M. Além disto, alguns destes modelos contam com sistema de refrigeração com 2 e 3 coolers, o que aumenta o poder de refrigeração interna e diminui a temperatura dos componentes.

Saídas de ar do Avell FullRange G1743: sistema com 3 coolers

Saídas de ar do Avell FullRange G1743: sistema com 3 coolers

Os notebooks Avell são preparados e montados de acordo com sua estrutura, ou seja, os recursos e hardware disponível em cada modelo são analisados por temperatura e desempenho antes de ser produzido em escala. Isto inviabiliza por exemplo que um notebook do modelo Titanium B153 seja produzido com uma placa nVIDIA GeFORCE GTX, justamente para evitar superaquecimentos.

Sistema interno de resfriamento do Avell FullRange G1740

Sistema interno de resfriamento do Avell FullRange G1740 com 2 coolers

Devemos levar em conta ainda, que a temperatura pode variar muito de um jogo pra outro e também de uma cidade pra outra; a região sul do Brasil geralmente possui clima mais ameno, diferente de uma cidade da região Nordeste onde o calor é maior e mais frequente. Ainda assim, os notebooks Avell estão preparados pra esta diferença.

A temperatura máxima suportada pelos processadores Intel e pela maioria dos componentes internos, é de 100°. Portanto se o notebook está chegando a temperaturas de até 80/90° está dentro do limite.

Alguns jogos mais recentes exigem muito da placa gráfica e do processador, fazendo com que alguns modelos de notebooks (Titanium B153, B154 e B155) alcancec esta temperatura e ocorra uma perca de rendimento; para isto, recomenda-se o uso de uma base refrigerada para ajudar na dissipação do calor. Para modelos com 2 ou 3 coolers no sistema de refrigeração interno, a temperatura dificilmente chegará a 80°. Ainda assim, o uso de uma base refrigerada ajuda na dissipação de calor, tornando o desempenho nos jogos constante.

 

Pasta Térmica

Um item que é de grande importância em todo e qualquer notebook é a pasta térmica. Esta pasta fica entre o dissipador de calor do cooler e o processador. Sua principal função é aumentar a aderência entre estes componentes, para que assim o processador seja refrigerado de modo mais eficiente. Há inúmeras marcas de pasta térmica no mercado, algumas mais eficientes e outras nem tanto.
Para um melhor desempenho e eficiência, a Avell utiliza a pasta térmica da marca Arctic Silver (Arctic Silver® 5), considerada uma das melhores do mercado e comprovada por vários testes de laboratórios. Para uma descrição completa sobre a Arctic Silver® 5, clique aqui.

(Este conteúdo foi visitado 6.009 vez(es) | 8 visita(s) hoje)
  • Yuri Henrique

    Tenho o G1511 MAX, e nos últimos dias ele vem apresentando uma temperatura muito alta. É fácil de prestar atenção ao rodar Borderlands 2, por exemplo. A pouco tempo fiz testes com ele, e a temperatura chegava no máximo aos 70oC, e agora fica na faixa de 85 a 90oC, sendo que até a metade direita do teclado fica muito quente. Os dois coolers ficam ligados praticamente o tempo todo, também não era assim. O desempenho dos games não piorou, porém agora fico enfrentando stuttering depois de 3 ou 4 minutos de jogo.

    • Suporte Avell

      Bom dia Yuri,

      Por gentileza, entre em contato no e-mail: garantia@avell.com.br, logo um de nosso técnicos irá lhe auxiliar da melhor maneira possível.

      Atenciosamente,
      Equipe Avell.

  • Luis Henrique Ribeiro

    Estou com uma duvida eu tenho um Fullrange G1743 que é SLI 2 GPUS, ele está com o GPU 1 andando devagar o cooler nos jogos quase não sentindo sair o ar na saida além de subir a temperatura também ao jogar, já o cooler do GPU 2 anda tranquilo funcionando a toda velocidade e conservando a temperatura baixa. Será que o cooler do Gpu 1 está com problemas ?

    • Suporte Avell

      Bom dia Luis,

      Você percebeu isso de uma hora para outra, ou desde que recebeu o equipamento?

      Atenciosamente,
      equipe Avell.

  • Leonardo

    Boa tarde Pessoal… tenho um b155max i5 4200m e uma gtx 850m… essa questao de temperatura me preocupa pq o meu chego a 80ºc na GPU e fiquei assustado.
    Se compra uma base cooler isso vai baixa a temperatura ? talvez para uns 50ºc?

    • Suporte Avell

      Bom dia Leonardo,

      A temperatura média desse equipamento, pode variar de 65 á 90 graus.
      A base ajuda muito na refrigeração.

      Atenciosamente,
      Equipe Avell.

  • Leonardo

    Boa tarde, tenho o B154 plus, adquiri ele há 6 meses e tenho alguns problemas pois quando estou jogando parece que o cooler para por um momento e o jogo começa a travar depois o cooler volta a funcionar e o jogo roda liso, isso esta ocorrendo muito em quase todos os jogos. O que pode ser? Tenho base de refrigeração. Já dei uma olhada nos coolers e não estao sujos.

    • Suporte Avell

      Bom dia Leonardo,

      A formatação e reinstalação do sistema operacional é aconselhável.

      Atenciosamente,
      Equipe Avell.

  • Matheus

    tenho um avell g1511 new com processador core i7-4700mq e uma gtx765m, mas a temperatura do processador chega aos 100 graus jogando… É normal?

    A temperatura da gtx765m fica boa, é raro chegar aos 80 graus.

    • Suporte Avell

      Bom dia Matheus,

      A temperatura do processador pode chegar em até 100 graus sem problemas.

      Atenciosamente,
      Equipe Avell.

  • carlos miguel

    Olha tenho um g1511max logo quando liguei ja percebi que o cooler dava umas aumentada e vendo a temperatura to meio apreensivo, sem eu ta usando nada apenas ele ligado fica nos 56, porem com o passar de um minutos isso so vai subindo chegando ate 80, isso parece estranho por ser novo, tem 4 dias q to com ele, nem testei com jogo ainda da ate medo…o sistema n trava ta liso lindo e perfeito….so eh chato o barulho e a sensação de parece q vai ferve se n fica atento…

    • Suporte Avell

      Bom dia Carlos,

      O cooler é acionado automaticamente quando necessário.

      Atenciosamente,
      Equipe Avell.

  • Derik

    Eu posso realizar a troca da minha pasta térmica sem a perda da garantia? Eu dependo do meu notebook e não posso envia-lo para a sede da Avell para isso.
    Em alguns momentos, o notebook chega a 102°C no processador.

    • Suporte Avell

      Boa tarde Derik,

      Solicite ao setor responsável uma autorização para rompimento dos lacres, pelo e-mail: suporte@avell.com.br

      Atenciosamente,
      Equipe Avell.

  • Jonathan

    É normal a CPU ficar sempre entre 80 e 90 graus so a acessando a internet?

    • Suporte Avell

      Bom dia Jonathan,

      É normal sim, é uma temperatura ótima para CPU.

      Atenciosamente,
      Equipe Avell.

  • Bem, quanto a questão do aquecimento, eu realmente acho que mesmo os notes de menor desempenho deveria ter dois coolers, sendo a Avell a maior distribuidora Clevo/Compal do Brasil vocês poderiam tentar influenciar a criação de modelos de entrada com dois coolers.

    Tenho o Titanium 6165 e com turbo boost ativado ele esta chegando a temperaturas de 97 graus e ja desligou duas vezes, vou levar essa semana de novo para reaplicar a pasta termina ( deve fazer seis meses que levei para aplicar/limpar ) .

    O que acontece é que acabo usando o note sem o turbo boost ( sim vc perde desempenho, especialmente em games como BF4 que puxam muito a CPU ) .

    • Suporte Avell

      Bom dia Rodrigo,

      Vou encaminhar sua sugestão para o setor responsável.
      Recomendamos a limpeza interna do equipamento, algumas vezes se concentra muita sujeira nos coolers, perdendo o desempenho do notebook.

      Atenciosamente,
      Equipe Avell.

  • Bruno Bastos

    A questão é: nos 3 anos de garantia, caso algum componente venha a apresentar defeito por contado mal dimensionamento do HARDWARE para o gabinete, como disse o Flávio,- como problema na solda BGA – a Avell troca a peça?

    Estou comprando meu segundo notebook com a AVELL, no primeiro fiquei muito satisfeito, mas tive problema com o BGA (meu PC estava sem garantia, comprei outro) Mas devido às novas exigências dos jogos, creio que o problema possa se repetir com o próximo notebook.

    Desempenho gammer, preço gammer, tem que ter assistência gammer hehehe =)

  • Pingback: Destaques: Titanium B154 Plus | Notebooks Avell()

  • Flavio BIanchini

    Comprei um G1511 New com um I7 4800MQ e em full load está chegando a 99º o que acho muito. Contactei a assistência Avell e disseram que poderia ser pó obstruindo as saídas de ar, algo impossível com um notebook com menos de uma semana de uso.
    Com temperaturas tão elevadas acredito que o sistema de arrefecimento é sub-dimensionado para este equipamento, ou ele está com defeito realmente (pasta termica mal aplicada talvez) oque irá reduzir muito a vida-útil do meu equipamento.
    Espero resolver isso junto a Avell e comprovar o famoso bom atendimento.

    • Alexandre Neves

      Flávio, tenho um G1511 New também, conseguiu resolver o problema?
      Aqui não esquenta muito, mas os coolers ficam ligados em 100% o tempo inteiro!

      • Suporte Avell

        Bom dia Alexandre,

        Recomendamos uma limpeza interna no equipamento, caso necessite entre em contato.

        Atenciosamente,
        Equipe Avell.

        • Marcelo

          Tenho um G1511 New assim como o Flavio. Ultimamente notei que ao jogar com o notebook ele chega facilmente à temperatura de 100C após pouco tempo de jogo, o que me deixa preocupado, pois a qualquer momento pode passar disso e o notebook desligar sozinho. Gostaria de fazer uma limpeza interna nos coolers, porém como tenho o notebook há pouco mais de um ano fico com medo de perder a garantia ao fazer isso…como proceder?

          • Suporte Avell

            Bom dia Marcelo,

            Solicite a autorização desse procedimento no e-mail: qualidade@avell.com.br.

            Atenciosamente,
            Equipe Avell.

  • caiike martins

    Poxa tava ate preocupado por conta disso, qndo eu tava jogando alguns jogos atuais ele aumentava de temperatura que dava pra sentir bastante colocando a mão na saida de ar. ai resolve baixar um programa pra monitorar a temperatura por que achei que tava alta.

    Coloquei Grid2 no medeio/high (tava com medo da temperatura) e abri o programa e ele deu uma meia de 63ºc e fiquei um pouco apreensivo, mas depois que li esse artigo estou vendo que não vou ter nenhum problema sobre a temperatura. (E não trava e tbm não dá leg. lisinho,lisinho)

    Mas gostaria de ressaltar que o ar que sai é bastante quente e essa temperatura chega um pouco encima onde a saída ar fica..

    Gostaria ate de fazer uma pergunta. Um exaustor externo minimiza a temperatura satisfatoriamente do notebook?

    • caiike martins

      o meu notebook é Titanium B153 com 8gb.

  • Marcelino Juliano

    Agora estou mais tranquilo, jogo dota 2 e fifa 14 e fiquei intrigado com essa parada de temperatura, durante uma partida rodando a 60 fps o meu B153 aqueceu bastante e começou a travar, mas deve ter sido porque coloquei os gráficos no máximo! Mas agora estou tranquilo e recomendo o avell a qualquer amigo!

  • Derik

    Tenho o B154SE, que também chega na casa dos 80/90°C em full load, mas agora com essas informações eu fiquei mais tranquilo quanto a integridade do meu notebook, ainda mais com os 3 anos de garantia da Avell ! Recomendo muito esse notebook, rodou todos os jogos atuais em full-HD sem maiores problemas !