Temperatura: o que devemos saber

[LoginRadius_Share]

Muitos usuários de notebooks, principalmente os entusiastas por games, questionam sobre a temperatura dos notebooks Avell ao rodar jogos mais pesados.

Como isto deve ser analisado?! Vamos as considerações:

– Os modelos Titanium B153, B154 e B155 possuem um gabinete menor e mais fino, tendo como vantagem aos outros modelos, seu peso e espessura (são mais finos); por este motivo a tendência é esquentar um pouco mais, tendo em vista que o gabinete é menor e mais fino e as saídas de ar também são menores. Para isso, estes modelos são equipados com placas gráficas com menor consumo de energia e com desempenho menos elevado (comparado a outros modelos) justamente para não ocorrer superaquecimento.

Avell Titanium B153: Espessura fina com sistema de refrigeração de 1 cooler.

Avell Titanium B153: Espessura fina com sistema de refrigeração de 1 cooler.

– Já os modelos Titanium G1511, G1512, G1540 e FullRange G1740, G1741, G1742 e G1743 são equipamentos maiores e com gabinetes mais altos, justamente para suportar o calor gerado pelo desempenho extremo das placas gráficas mais potentes como nVIDIA GeFORCE GTX 770M e 780M e AMD Radeon HD8970M. Além disto, alguns destes modelos contam com sistema de refrigeração com 2 e 3 coolers, o que aumenta o poder de refrigeração interna e diminui a temperatura dos componentes.

Saídas de ar do Avell FullRange G1743: sistema com 3 coolers

Saídas de ar do Avell FullRange G1743: sistema com 3 coolers

Os notebooks Avell são preparados e montados de acordo com sua estrutura, ou seja, os recursos e hardware disponível em cada modelo são analisados por temperatura e desempenho antes de ser produzido em escala. Isto inviabiliza por exemplo que um notebook do modelo Titanium B153 seja produzido com uma placa nVIDIA GeFORCE GTX, justamente para evitar superaquecimentos.

Sistema interno de resfriamento do Avell FullRange G1740

Sistema interno de resfriamento do Avell FullRange G1740 com 2 coolers

Devemos levar em conta ainda, que a temperatura pode variar muito de um jogo pra outro e também de uma cidade pra outra; a região sul do Brasil geralmente possui clima mais ameno, diferente de uma cidade da região Nordeste onde o calor é maior e mais frequente. Ainda assim, os notebooks Avell estão preparados pra esta diferença.

A temperatura máxima suportada pelos processadores Intel e pela maioria dos componentes internos, é de 100°. Portanto se o notebook está chegando a temperaturas de até 80/90° está dentro do limite.

Alguns jogos mais recentes exigem muito da placa gráfica e do processador, fazendo com que alguns modelos de notebooks (Titanium B153, B154 e B155) alcancec esta temperatura e ocorra uma perca de rendimento; para isto, recomenda-se o uso de uma base refrigerada para ajudar na dissipação do calor. Para modelos com 2 ou 3 coolers no sistema de refrigeração interno, a temperatura dificilmente chegará a 80°. Ainda assim, o uso de uma base refrigerada ajuda na dissipação de calor, tornando o desempenho nos jogos constante.

 

Pasta Térmica

Um item que é de grande importância em todo e qualquer notebook é a pasta térmica. Esta pasta fica entre o dissipador de calor do cooler e o processador. Sua principal função é aumentar a aderência entre estes componentes, para que assim o processador seja refrigerado de modo mais eficiente. Há inúmeras marcas de pasta térmica no mercado, algumas mais eficientes e outras nem tanto.
Para um melhor desempenho e eficiência, a Avell utiliza a pasta térmica da marca Arctic Silver (Arctic Silver® 5), considerada uma das melhores do mercado e comprovada por vários testes de laboratórios. Para uma descrição completa sobre a Arctic Silver® 5, clique aqui.

(Este conteúdo foi visitado 7.204 vez(es) | 3 visita(s) hoje)

[LoginRadius_Share]
  • Gustavo

    Possuo o modelo B155 MAX SE, estou procurando outra base para o meu notebook (Atualmente tenho uma CM infinite quebrada ) Alguém possui alguma sugestão ? (Tirando isso o note é perfeito, eu ate fiz um unboxing mais esqueci de postar até hoje kkk, e quero deixar duas sugestões para os nossos amigos da Avell 1- Algumas lojas aqui em São Paulo, 2- Possuir alguma forma de reciclagem para os donos que queiram trocar o seu Avell antigo por um novo, gerando abate de preço para o dono (Algo semelhante ao que a Apple faz com os smartphones dela) seria muito interessante ^^ )

  • Thiago

    Tenho um b154, em qualquer atividade que executo neste os Coolers ativar em rotação máxima é perco desempenho em tudo, sendo as vezes impossível de utilizá-lo… Moro no DF é gostaria de saber se aqui temos assistência de vocês, e caso não tenha, gostaria de saber qual o procedimento!!!

    • Bom dia Thiago,

      Pode abrir um chamado no site ou entrar em contato no e-mail garantia@avell.com.br.

      Atenciosamente,
      Equipe Avell.

  • Vanderlei dos Santos Teles Junior

    Tenho um b155 max, ele começa a piscar os LEDS do num lock, scroll lock e caps lock depois de um tempo de uso e principalmente ao iniciar jogos. Os leds piscam algumas vezes e logo em seguida a máquina desliga, noto uma rotação extremamente alta da ventuinha quando acontece isso. Pode ser superaquecimento?

    • Bom dia Vanderlei,

      Entre em contato com a nossa área técnica através do email suporte@avell.com.br.

      Atenciosamente,
      Equipe Avell.

  • bruno

    o problema que tem muitas pessoas que querem notebooks “finos” para ficar na “Moda” eu acho frescura, eu tenho o g1511 fire nao e fino e eu nem ligo, mais fino, e pior compacta as peçastem menos espaço recirculaçao de ar.

  • Marcelo

    Quero monitorar a velocidade dos coolers e temperatura dos componentes. Tenho o modelo G1540New e desconfio que um dos coolers não está funcionando a contento, de forma que apenas com programas simples abertos (gerenciador de arquivos, chrome/firefox, foxit), depois de algum tempo a velocidade dos coolers aumenta bastante, a julgar pelo barulho.
    Assim, gostaria de saber qual o programa mais apropriado para o hardware desse modelo.

    • Bom dia Marcelo,

      Os coolers são acionados em rotação máxima automaticamente, sempre que necessário.
      Você pode abrir um chamado de garantia no link: http://blog.avell.com.br/garantia/abertura-de-chamado/, logo podemos realizar alguns testes e verificar se há algum problema com seu equipamento.

      Atenciosamente,
      Equipe Avell.

  • Fernando Henrique

    Prezados,
    Um problema estranho tem me deixado preocupado com meu Avell B115 Max. Ele sequer tem um ano e hoje (08/08) começou a apresentar esse defeito. Quando inicio qualquer aplicativo, jogo ou filme em tela cheia, passado algum tempo as três luzes dos indicadores lock (num, caps e Scroll) começam a piscar intermitentemente. Se eu sair da tela cheia ele para mas o cooler da placa de video não desliga. Já verifiquei com programas de checagem de temperatura interna e não é esse o problema, nem a GPU nem a CPU chegam a atingir temperaturas acima dos 80 C. O que poderia ser?

  • ANTONINO

    Possuo o notebook FullRange g1711MAX. Qual modelo de base refrigeradora ideal para ele, levando em consideração suas saídas de ar? Vi alguns modelos no próprio site da Avell para efetuar a compra, mas fico na dúvida em qual escolher…

    • Boa tarde Antonio,

      Recomendamos a compra de bases compatível com o tamanho do seu equipamento; bases de 17 polegadas.

      Atenciosamente,
      Equipe Avell.

  • Thiago Moreira

    Tenho um Avell B155 MAX, normalmente a temperatura dele é de 51 graus, porem quando entro em algum jogo mais pesado o mesmo fica em 90 graus, isso no caso é normal ?

    • Bom dia Thiago,

      É normal o notebook esquentar um pouco durante atividades mais pesadas.
      Lembre-se de manter as saídas de ar sempre abertas.

      Atenciosamente,
      Equipe Avell.

  • ADRIANO

    tenho um modelo B155 max que comprei a uns 10 meses e de uns dias para ca venho percebendo que a temperatura dele chegou a 100 graus e que ele esta fazendo alguns barulhos estranhos e começou a ter uma perca consideravel no rendimento, mesmo em tarefas mais simples como assistir videos no youtube a temperatura fica muito elevada e em jogos nen se fala, gostaria de saber quais os procedimentos que devo tomar?

    • Suporte Avell

      Bom dia Adriano,

      Talvez seja necessário realizar uma limpeza interna, podemos recolher seu equipamento para efetuar tal procedimento em laboratório.

      Atenciosamente,
      Equipe Avell.

      • ADRIANO

        quais os procedimentos para o envio para a realização da limpeza em laboratório?

  • Guilherme Ferreira

    Olá,
    Possuo um Avell M5100B já faz uns 3 anos, e recentemente ele está desligando quando a temperatura da GPU atinge 100º.
    Trocar a pasta térmica resolveria o problema? E qual pasta térmica usar? e de que modo espalhar ela?
    Existe algum outro procedimento para reduzir a temperatura, ou pelo menos evitar que o notebook desligue?
    Obrigado

    • Suporte Avell

      Bom dia Guilherme,

      O ideal seria recolhermos o equipamento para efetuar a limpeza interna e troca da pasta térmica em laboratório.
      Para isso, em nosso site na guia serviços, garantia, abra um chamado, logo receberá instruções para o envio do equipamento.

      Atenciosamente,
      Equipe Avell.

  • Elaine

    Tenho o modelo G1511 e sou arquiteta, comprei a uns 3 meses e uso meu notebook para renderizar imagens, hoje percebi que a temperatura dele chegou a 100 graus. Será que está com algum problema? Será que preciso já trocar a pasta térmica com tao pouco tempo de uso?

    • Suporte Avell

      Bom dia Elaine,

      A temperatura varia muito do local onde está utilizando o equipamento; em 3 meses a pasta térmica deve estar em ótimo estado.
      Podemos realizar alguns testes a distancia, entre em contato no e-mail: garantia@avell.com.br.

      Atenciosamente,
      Equipe Avell.