Quais são as vantagens dos teclados mecânicos para os gamers (Parte 2)

Um ponto de partida interessante para esta segunda parte sobre teclados mecânicos para gamers é um questionamento pertinente: afinal, é realmente necessário ter um teclado mecânico na hora de jogar? Uma pergunta interessante, já que estamos falando de um produto que não chega a ser novo, como vimos na primeira parte, mas que está restrito a um segmento mais custoso de notebooks

Podemos formular a resposta usando automóveis como exemplo novamente. Em termos de necessidades reais, o que diferencia um modelo básico de outro mais recheado de recursos? Não estamos nem questionando itens básicos, como ar-condicionado e direção assistida, ou comparando com marcas de luxo. Há realmente algo de “necessário” em um carro mais avançado?

Em ambos os casos, assim como na maioria dos segmentos de produtos, a resposta é a mesma. Um teclado mecânico torna a experiência de uso melhor, da mesma forma que um carro mais sofisticado o faz na hora de dirigir. Vimos na primeira parte que o usuário ganha não apenas precisão e velocidade, além de não precisar se preocupar com o ghosting. Nesta segunda parte, vamos explorar outras duas vantagens.

Resistência extra

Não raro, acabamos ‘”judiando” da máquina em determinadas partes do jogo. O mesmo ocorre com o joystick: por vezes pressionamos uma tecla com mais força do que o necessário – e a estrutura foi projetada para suportar – como uma resposta automática em certos casos. Em um jogo de corrida, por exemplo, pressionamos com mais força na hora de ultrapassar outro carro, ou para “correr mais rapidamente”, mesmo que de forma involuntária.

teclados mecânicos para gamers

Naturalmente, teclados mecânicos não são indestrutíveis. Mas certamente são mais resistentes do que utilizam membranas, além de mais facilmente reparáveis.

Pois bem: a grande maioria dos teclados não foi projetada para essas situações, assim como os joysticks. Com o tempo, começa a apresentar falhas de contato, ou mesmo um rasgo na membrana. Teclados mecânicos se destacam neste ponto, contando com uma resistência extra pela própria natureza do mecanismo. Isso não quer dizer que ele não sofre danos, mas eles raramente aparecem antes do final da vida útil de algum produto. Não raro, alguns fabricantes chegam a oferecer até 10 anos de garantia, contando exatamente com essa resistência extra.

Suavidade ao digitar

Associamos facilmente o uso de um teclado mecânico a jogos, mas seus diferenciais estão longe de ficarem restritos a eles. O mecanismo deles pode até dar a impressão de que o “clique” exige mais força do usuário, mas o que acontece, na verdade, é o contrário: exige-se menos pressão para acionar as teclas, um benefício e tanto para quem passa o dia digitando.

teclados mecânicos

A experiência é superior também ao digitar, com cliques mais suaves e precisos. Um benefício e tanto para quem passa horas por dia digitando.

O resultado é um desgaste menor para produtores de conteúdo em geral, que pode trazer benefícios com o passar dos anos. Além de, claro, uma experiência melhor ao digitar.

Ganhos de segmentos

Da mesma forma que não encontramos bancos aquecidos ou tetos solares em carros populares, não encontramos teclados mecânicos em máquinas mais básicas. A presença deles em um modelo pode ser entendida como uma garantia de que “todo o resto” também não deixará o usuário na mão. O que é esse “todo o resto”? Telas de alta qualidade e resolução, processadores Intel Core i5 ou i7, placas de vídeo NVIDIA GeForce GTX de última geração e uma quantidade generosa de memória RAM.

Teclados mecânicos

Teclados mecânicos geralmente são utilizados em produtos de alto desempenho, voltados para o segmento premium.

Isso é especialmente verdadeiro para notebooks. Desktops podem ser customizados, com componentes facilmente trocados, assim como periféricos. Notebooks não contam tanto com essa característica, exceto em alguns componentes (memória RAM e armazenamento), de forma que a escolha de um produto de qualidade garante uma boa experiência com o passar do tempo.

Agora, conte para nós: O que acha dos teclados mecânicos? Tem alguns dúvida sobre eles? Mande para nós nos comentários!

Fontes: Mechanical-Keyboard.org, Das KeyboardMicrosoft Applied Sciences Group