Game Engine: O que é e como ela influencia nos jogos?

[LoginRadius_Share]

Afinal, o que é uma Game Engine (“Motor gráfico”, em português)? Como ela influencia na qualidade e jogabilidade dos jogos? Algumas Game Engines são bastante famosas, como é o caso da Unreal e a CryEngine, presentes em uma boa quantidade de jogos atuais. Outras se tornaram famosas com o lançamento de títulos impactantes, como é o caso da Unity, motor por trás do famoso Angry Birds. Mas o que elas são e como funcionam? Esse é o tema deste artigo, e vamos entender mais sobre elas nas próximas linhas.

Um pouco de história

Imagine, por um momento, que você tenha uma ideia para um novo jogo. A história está pronta, os personagens principais já estão criados, assim como os cenários, inimigos e extras. Tudo pronto, só que no papel. Qual é o próximo passo? Há poucas décadas, seria escrever o software do zero, com cada cenário, ação e personagens programados “na unha”. E isso para uma plataforma específica, seja um console ou um sistema operacional, como Windows ou Mac OS.

Game Engine

Game Engines facilitaram enormemente o processo de criação de jogos, não obrigando os criadores a “reinventar a roda” a cada jogo.

Um trabalho e tanto, provavelmente executado por anos e contando com uma equipe de número considerável. Basicamente, tinha que “reinventar a roda” a cada novo game. Em especial considerando as possíveis limitações de hardware da época, como poder de processamento da CPU, GPU e quantidade de memória RAM do sistema em questão. Tudo isso deveria ser considerado pelos produtores do jogo, que gastava um tempo considerável com detalhes técnicos. E é aqui que as Game Engines mostram todo o seu brilho.

Como funciona atualmente? Game Engine

Voltando a 2017, todo esse trabalho pode ser terceirizado para a Game Engine. Com a mesma história, o criador do jogo passa a contar com uma quantidade muito menor de detalhes técnicos, já que a Game Engine oferece ferramentas pré-programadas para ajudar o desenvolvedor. Mesmo sendo uma comparação simplista, podemos imaginar uma Game Engine como peças de Lego: você sabe o que deseja montar, então basta juntar as peças para alcançar esse resultado.

Game Engine

Qualidade gráficas, otimizações, tratamento e produção de som: tudo é concentrado na game engine.

Essas “peças de Lego” são o motor de renderização, motor de áudio, cálculos físicos e a inteligência artificial. Além de, claro, a própria lógica de funcionamento do jogo, seja um FPS, RPG ou um game de corrida. Em um FPS, por exemplo, o criador da história já não precisa se preocupar em como funcionará o mecanismo de mira, como programar uma sombra ou como os inimigos se comportarão (usando a inteligência artificial), mas sim montar a história com as ferramentas disponíveis.

Game Engine

Basicamente, um motor de jogo é um “middleware” entre o jogo e a aplicação.

Mais do que isso, não precisa se preocupar com a otimização do jogo para diferentes plataformas.  A “responsabilidade” de criar compatibilidade entre diferentes configurações, com processadores dual-core ou octa-core, com 4 ou 16 GB de memória RAM, poder da placa de vídeo, seja da AMD ou NVIDIA, é do motor gráfico, não do criador da história. O mesmo vale para a plataforma, seja Windows, Mac OS, Linux, Android ou iOS.

Há uma boa quantidade de (excelentes) motores de jogos, e vamos saber mais sobre os principais em um artigo futuro.

Há uma boa quantidade de (excelentes) motores de jogos, e vamos saber mais sobre os principais em um artigo futuro.

Em outras palavras, uma Game Engine é um framework utilizado pelo desenvolvedor para facilitar, baratear e agilizar a criação de jogos de altíssima qualidade. E mesmo estas evoluem. O game Crysis, por exemplo, foi construído com a CryEngine 2 da CryTek, enquanto o Crysis 2 foi desenvolvido com a CryEngine 3, de 2009, resultando em um aumento expressivo de qualidade. Ao mesmo tempo, em uma otimização de diversos elementos, melhorando a experiência final do jogador.

Vamos explorar as principais game engines em um próximo artigo, focando em suas particularidades e pontos fortes. Não percam!

Fontes: Game Career Guide, Reddit, Gazette

(Este conteúdo foi visitado 2.427 vez(es) | 3 visita(s) hoje)

[LoginRadius_Share]
Comentários