Notebook quente? Como resolver o superaquecimento em notebooks

Notebook quente? Se você está lendo esse post possivelmente deve estar com algum problema de superaquecimento em notebooks ou, simplesmente, quer saber um pouco mais sobre os cuidados com o notebook. Seja qual for o seu caso, fique tranquilo, você está no lugar certo!

Leia o post até o final e confira como cuidar melhor do seu equipamento e evitar o superaquecimento.

 

Notebook esquentando muito

O computador é uma das principais ferramentas de trabalho de muitas profissões, como as das áreas de engenharia, arquitetura, marketing, design ou produção de vídeos. Ou seja, ficar muitas horas na frente do equipamento é uma necessidade.

O que todos os profissionais das áreas citadas acima têm em comum é a utilização diária de um computador para exercerem suas atividades. Muitos deles acabam optando por um notebook devido à mobilidade. O problema é que por algumas questões simples de mau uso, eles acabam tendo de lidar com situações que encurtam a vida útil desses aparelhos, como é o caso do superaquecimento, que causa diversos transtornos, como:

  1. Desligamento do aparelho: imagine que você está em um processo de extrema importância e de repente seu notebook desliga. Tudo o que você estava fazendo se perde, pois não houve tempo de salvar. Essa é uma situação bastante comum quando o aparelho está com uma temperatura muito elevada, ocorrendo o desligamento com frequência ou ficando em modo ocioso por horas.
  2. Ruídos de ventilação: esse é um tipo de problema para as pessoas que se irritam com ruídos. Quando o notebook está superaquecido, ele tem que trabalhar em velocidade máxima para se resfriar e, desta forma, gera muito mais ruídos do que quando trabalha de modo normal.
  3. Danos irreparáveis aos componentes internos: quando um corpo humano está com febre altíssima, ele pode sofrer danos sérios em seus órgãos internos. Com um notebook não é diferente. Altas temperaturas podem causar avarias em componentes muito importantes para seu funcionamento, como os discos rígidos, placas de vídeo, placas-mãe, entre outros e, precisarem ser substituídos para que o equipamento volte a funcionar.
  4. Danos à saúde do usuário: muitas pessoas têm o costume de utilizar o notebook no colo, o que acontece é que quando ele está superaquecido ele pode atingir temperaturas altíssimas que chegam a queimar a pele do usuário nessas situações. Mesmo para quem não tem esse costume, outros acidentes podem ser causados por esse problema, como é o caso dos aparelhos que explodem ou pegam fogo.

 

Como você viu, os problemas de superaquecimento em notebooks são sérios e perigosos. Mas como evitar que o notebook fique muito quente? A principal resposta é otimizar alguns cuidados.

 

Cuidados com o notebook quente: como evitar o superaquecimento

Em alguns casos é possível evitar que seu notebook atinja altas temperaturas e pode, assim, aumentar a vida útil do seu equipamento. Veja algumas dicas para colocar em prática hoje mesmo.

 

Mantenha seu notebook limpo

A limpeza é necessária em tudo ao nosso redor e não é diferente com o seu equipamento. Você precisa limpar seu notebook constantemente para evitar que as saídas de ar fiquem obstruídas e que isso danifique o processo de resfriamento do aparelho.

 

Priorize ambientes favoráveis à sua utilização

Além de evitar que a poeira se acumule é essencial que o notebook seja utilizado em um local adequado. Priorize lugares onde o ar circule e que não sejam muito quentes, evitando locais com incidência solar direta sobre o aparelho. Em ambientes fechados e com má circulação de ar, o cooler trabalha de uma forma deficiente, não conseguindo manter o resfriamento necessário.

 

Cuidado com a superfície

Notebooks foram feitos para serem utilizados em mesas e afins. Usar o aparelho nas pernas, na cama, no sofá, sobre mantas ou cobertores, entre outros, não é o indicado. Isso porque as saídas de ar, que se localizam embaixo ou na lateral do equipamento, ficam obstruídas, danificando o processo de resfriamento. Se você é do tipo que raramente usa o aparelho na mesa, fique calmo, você pode continuar utilizando em locais alternativos, porém opte por algum suporte para notebook específico.

 

Fique atento aos primeiros sinais de um notebook quente

Mesmo limpando frequentemente e usando seu equipamento em locais adequados, ainda assim podem ocorrer casos em que o superaquecimento se torne um problema. É preciso prestar atenção no funcionamento do seu aparelho e identificar problemas de aquecimento ou mau funcionamento no início.

Cuidar do seu aparelho é muito importante e deve ser um hábito frequente. Fique atento ao funcionamento do notebook. A qualquer sinal de defeito ou aquecimento irregular procure uma assistência autorizada, pois é muito mais fácil tratar o problema no início e evitar danos maiores no futuro.

Esse post foi útil para você? Compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário para enriquecer ainda mais o conteúdo.