Notebook para vídeos: saiba como escolher o modelo ideal

O sucesso de quem trabalha nos segmentos audiovisuais como cinema, Youtube, televisão, entre outros, não é somente resultado de uma boa atuação ou de um roteiro interessante, mas se deve também ao bom trabalho do editor de vídeosque representa um papel fundamental. Se você tem interesse em trabalhar com edição de vídeos ou apenas está em dúvida de como escolher o notebook para vídeos ideal para as suas necessidades, leia esse post com atenção.

 

Afinal, o que faz um editor de vídeos?

 

O processo de edição de vídeos consiste basicamente em receber as gravações brutas e editá-las – tirar excessos e falhas e estruturá-las de uma forma contínua e coerente. O objetivo é entregar o vídeo final. Também competem ao editor ações, como: integração de áudio com a imagem, troca de fundo, adição de elementos, trabalhos de efeitos especiais e inserção de textos nas gravações.

Os campos de atuação vão muito além do cinema, do Youtube e da televisão. O profissional da área poderá exercer suas funções em agências de marketing, em jornais, em campanhas de publicidade, prestando serviços para empresas privadas, entre outros.

Mas o que é preciso para se tornar um editor de vídeos? É preciso ter:

  • Afinidade com a área;
  • Noções sobre roteiro;
  • Criatividade;
  • Organização;
  • Conhecer e operar bem os softwares da área, entre outros.

Essas e outras qualidades são primordiais para exercer as atividades da área, mas a mais importante delas é a qualificação voltada para os programas para edição, pois eles são a principal ferramenta de trabalho do editor.

 

Principais programas para edição de vídeos

 

Existe uma grande variedade de softwares especializados em vídeos. Veja a seguir os principais programas utilizados pelo editores de vídeos.

 

Para quem está começando:

Para os editores iniciantes que não desejam investir em softwares muito avançados, o mercado apresenta algumas versões gratuitas ou com baixo custo como:

  • Windows Movie Maker, que disponibiliza mais de 130 efeitos de edição.
  • iMovie, que permite a criações em até 4K com trilhas e efeitos sonoros, animações, entre outros.
  • Adobe Premiere Elements 2018, que é uma versão mais básica do Adobe Premiere Pro CC.
  • Wondershare Video Editor, que é bastante simples de usar e apesar de não possuir uma infinidade de opções, ele permite entre seus recursos, criações de vídeos 360º.

 

Sistemas profissionais:

Para os editores que estão mais avançados no mundo das edições, existem opções como:

 

  • Lightworks, que é considerado pelo próprio fabricante o sistema mais rápido do mercado e, apesar de ser um pouco mais simples do que o Premiere, é bastante completo. É utilizado por muitos editores por ser prático e mais acessível financeiramente.
  • Vegas Pro, que é bastante completo, tendo inclusive recursos que permitem corrigir alguns defeitos localizados, sem que o editor tenha que corrigir cada cena individualmente.

 

A verdade é que opções de programas para edição de vídeo não faltam, mas tão importante quanto a ferramente é o equipamento. Não é todo equipamento que é capaz de suprir as necessidades dos editores como os notebooks para vídeos da Avell são.

 

Notebook para vídeos Avell

 

Se você trabalha com vídeos, precisa contar com a união de sistemas bons com equipamentos competentes, pois eles impactam diretamente na sua produtividade e na qualidade do seu trabalho. Por isso, é preciso tomar cuidado ao escolher um aparelho para auxiliar em suas atividades como editor.

Mas por que escolher um notebook para vídeos da Avell?

A principal resposta é porque ele tem plena capacidade para suportar softwares pesados como os utilizados pelas áreas de arquitetura, engenharia, design e edições de vídeo. Não é qualquer aparelho que consegue dar o devido suporte para esses profissionais.

Os notebooks Avell, além de proporcionarem a mobilidade que muitas vezes é necessária para os editores, ainda disponibilizam as exigências mínimas feitas pela maioria desses softwares envolvendo os seguintes componentes:

  1. Memória RAM
  2. Disco rígido
  3. Placa de vídeo
  4. Processador

A memória RAM é muito importante para uma boa leitura do programa de edição, já que é ela quem permite o acesso aos arquivos fazendo sua leitura quando requisitados. É importante estar atento ao disco rígido para que ele seja veloz, pois quando você edita um vídeo, o computador tem que o ler a partir do disco rígido e copiá-lo para a RAM.

E as placas de vídeos?

A placa de vídeo é a responsável por transmitir tudo o que o editor fizer no programa para a tela do equipamento. Por fim, o processador é quem calcula e processa os dados dos softwares de edição, ou seja, para trabalhar com esses sistemas sem que eles fiquem travando é preciso contar com um bom processador.

Outros pontos também são importantes, mas no geral esses são os principais componentes que um equipamento deve oferecer para garantir que sua rotina como editor de vídeos seja produtiva e sem stress gerado por mau funcionamento do equipamento. Conte com um notebook Avell no seu dia a dia e descubra as vantagens de trabalhar com um bom equipamento todos os dias acesse nosso site e confira as melhores opções para você.

 

Gostou do conteúdo? Deixe sua opinião abaixo e compartilhe com seus amigos.