Notebook para designer? Descubra o modelo ideal para design gráfico

Os designers vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho, atuando desde agências ou escritórios até indústrias multinacionais. Existem cursos de design gráfico, design de moda, design de produto, web design, entre outros. A área de design tem ganhado cada vez mais adeptos nos diferentes cursos disponibilizados atualmente. Não é por acaso que muitas pessoas se sentem inspiradas pela profissão. Se você é uma dessas pessoas e quer conhecer um pouco mais sobre a profissão, leia esse post atentamente. Confira aqui quais são os principais softwares de design e como escolher um notebook para designer ideal para o seu dia a dia.

 

Principais softwares de design

Se você é designer ou pretende se tornar um, saiba que independentemente da especialidade em que atuar, será essencial contar com boas ferramentas. Conheça, a seguir, os principais sistemas de design utilizados atualmente.

 

Adobe Photoshop ou GIMP

Quando se pensa em sistemas para a área de design, o Photoshop é um dos primeiros a vir em mente. Ele possui recursos para edição, manipulação e tratamento de imagens, mas, também pode ser utilizado para criar peças gráficas para web ou impressão.

Com recursos semelhantes existe também o GIMP, que disponibiliza suas funcionalidades de forma grátis porém mais simples do que o Photoshop.

 

Adobe Illustrator ou Corel Draw

Esses softwares concorrem entre si quando se trata de criar imagens vetoriais. Os dois são bastante dinâmicos e intuitivos. Normalmente são utilizados para a criação de banners, layouts, folders, cartões, ilustrações gráficas, entre outros.

 

Adobe Fireworks

É muito parecido com o Photoshop, porém tem um foco maior para a criação de layouts para web. Ele trabalha de forma integrada com os outros produtos da Adobe e permite a criação de links e trabalhos com imagens digitais.

 

Adobe InDesign ou Notepad++

Concorrem entre si como ferramentas com recursos focados em editoração de livros, revistas, jornais e e-books, por exemplo. Eles permitem que o trabalho manual de editoração seja otimizado por meio de suas funcionalidades. O Notepad é disponibilizado gratuitamente.

Esses são apenas algumas das muitas opções de ferramentas de design. Conhecer esses sistemas e saber manuseá-los é fundamental para exercer a profissão, pois ajudam em atividades como:

 

  • Desenvolvimento de layouts gráficos;
  • Edição e manipulação de fotos;
  • Editoração de livros/revistas;
  • Criação de produtos gráficos, e muito mais!

 

A verdade é que a rotina de um designer, apesar de muito dinâmica e atrativa, também precisa lidar com alguns problemas, como prazos apertados, grande volume de jobs, bloqueios criativos. Por isso, é preciso contar com o que há de melhor nesses sistemas a fim de trabalhar com tranquilidade e eficiência.

O problema é que não é qualquer equipamento capaz de ler e rodar todas as ferramentas de design. Principalmente quando se trata de notebooks, que são os mais indicados para garantir a mobilidade que um designer precisa.

 

Principais características de um bom notebook para designer

Não é qualquer equipamento que é capaz de suportar softwares pesados como os utilizados em arquitetura, engenharia e design. Por isso, é preciso tomar cuidado ao escolher um aparelho para auxiliar em suas atividades como designer.

Veja a seguir duas dicas para você acertar em cheio na escolha do seu aparelho.

 

1 – Verifique os componentes do aparelho

 

Quando um software é pesado, ele exige algumas especificações que um notebook para designer de precisa ter para rodá-lo de maneira eficiente. Essas especificações normalmente envolvem os seguintes componentes:

 

  • Processador
  • Memória RAM
  • Placa de vídeo

 

A memória RAM é muito importante para uma boa leitura do software, já que é ela quem permite o acesso aos arquivos fazendo sua leitura quando requisitados. A placa de vídeo é a responsável por transmitir tudo o que o designer fizer na ferramenta para a tela. O processador é quem calcula e processa os dados dos softwares de design, ou seja, para trabalhar com o Photoshop sem que ele fique travando é preciso contar com um bom processador.

Outros componentes também são importantes dependendo da ferramenta, por isso uma dica valiosa é selecionar quais softwares você irá utilizar e respeitar todas as suas exigências na compra do aparelho.

 

2 – Fique atento à mobilidade

 

Se você vai utilizar o equipamento para trabalhar em mais de um local, como é o caso dos designers que precisam visitar clientes, ou se vai utilizar durante a faculdade, o mais indicado para você é um notebook.

Até é possível utilizar desktops nesses diferentes locais com auxílios de pendrives, mas isso dificulta. Quem lida com aparelhos diferentes, sabe que a usabilidade sofre interferência de uma ferramenta para outra. Para acabar com esse problema e ganhar muito mais produtividade é essencial contar com um notebook para design.

Basta seguir essas dicas para comprar um notebook ideal para suprir suas necessidades como designer, como é o caso dos notebooks Avell, que oferecem todos os componentes que um notebook para designer precisa. Acesse nosso site e confira as melhores opções para você.