Notebook ou Desktop? Veja como escolher o equipamento ideal

Está querendo comprar um computador, mas tem dúvidas para escolher entre um notebook ou desktop? Leia esse post até o final e descubra como encontrar o modelo mais indicado para você!

 

Notebook ou desktop? Qual é o melhor?

 

Esse tipo de pergunta é bastante comum na hora de comprar um computador. Há quem defenda os notebooks e há quem não troque o desktop por nada. Antes de começarmos a discutir sobre o tema, vamos deixar uma coisa bem clara: não existe uma resposta com o melhor ou pior, apenas o mais indicado para cada perfil de usuário.

Se você está tentando decidir qual é a melhor das duas opções com base apenas em configurações e tecnologia, pode ser que nunca chegue a uma conclusão. Isso acontece porque os notebooks evoluíram muito, chegando a ter as mesmas configurações de um desktop, principalmente quando se trata de notebook profissional e notebook gamer.

Quando se procura por um equipamento de alta performance para trabalhar, estudar ou jogar, o que determina a escolha do produto são suas configurações e tecnologias utilizadas. Antigamente, desktops costumavam superar essas configurações sobre os notebooks, mas atualmente os notebooks não deixam nada a desejar quando o assunto é performance.

Se os dois tipos de equipamentos são equivalentes em termos de configurações e tecnologia, como escolher entre um ou outro? É aí que entra a importância de uma auto análise do perfil de usuário.

 

Notebook ou desktop? Fazendo a escolha certa!

Para acertar na escolha entre notebook ou desktop é preciso pensar em algumas situações que classificam o tipo de necessidade. A principal questão é se o seu estilo de uso exige mobilidade ou não. Para te ajudar a identificar essa necessidade, algumas perguntas podem ajudar, como: “para que você utilizará o aparelho?” e “você utiliza um computador apenas em casa ou costuma utilizar também em outros lugares?

Essas perguntas te orientam a avaliar o tipo de uso que o equipamento terá, se para uso profissional, para estudo ou para diversão e lazer. Também ajudam a definir o local ou locais de uso, já que algumas pessoas lidam com computadores em mais de um lugar, como os gamers.

Os equipamentos gamer são utilizados na casa do próprio usuário, mas também na casa de amigos ou em feiras e eventos gamers. Se você costuma ter esse perfil de usabilidade seria muito melhor optar por um notebook gamer. Com isso, você teria total autonomia, podendo personalizá-lo com suas preferências de configurações de sistema com o que têm de mais atualizado em processadores ou qual tipo de teclado, e teria essas comodidades em qualquer lugar que fosse.

 

Notebook para uso profissional?

Outro exemplo são os equipamentos profissionais, que costumam ser utilizados em casa e também na faculdade e no trabalho, algumas vezes para visitar clientes. Para esse estilo de uso, é muito mais indicado um notebook profissional ao invés de um desktop com a mesma performance, isso porque o usuário não precisará trabalhar em seus projetos mudando de máquina.

Trocas constantes de máquina para a edição de um mesmo arquivo devem ser evitadas, pois podem corromper o arquivo. Por exemplo, um arquiteto desenvolve o início de um projeto em casa e precisa continuar a desenvolvê-lo na faculdade, porém os programas possuem versões de atualização diferentes. Com isso, alguns dos recursos utilizados no programa com a versão mais atualizada em seu desktop de casa não serão possíveis de serem lidos no equipamento com a versão obsoleta. Esse tipo de situação pode facilmente ser evitada utilizando um notebook para arquitetura.

Respeitando as dicas sobre avaliação do seu perfil de usuário citadas aqui no post você escolherá um aparelho indicado para as suas necessidades. Se a resposta para sua pergunta de “notebook ou desktop?” for notebook, conte com os equipamentos Avell, que possuem o que há de melhor em configurações e tecnologia gamer e profissional.

Esse post foi útil? Compartilhe com seus amigos e ajude-os também!