A importância da memória RAM para Notebook Gamer ou de uso profissional

Uma memória RAM de qualidade é vital para quem deseja alto desempenho ao utilizar um notebook gamer ou mesmo para rodar softwares pesados, como os voltados à engenharia e à arquitetura, ou para programas que trabalham com edição de vídeos e fotos.

Como escolher a memória RAM ideal para o equipamento? Uma de 8gb é suficiente ou é preciso comprar uma de 16gb ou 32gb? O que significa a sigla DDR nas memórias RAM? Qual delas será rápida o suficiente para que o jogo ou o software não dê aquela engasgada e ofereça uma experiência tranquila?

Nós vamos responder a todas essas perguntas. Mas, antes de entrarmos em detalhes, é importante entender o que é a memória RAM e qual a função dela.

O que é a memória RAM e qual a sua função?

A memória RAM (Random Access Memory ou Memória de Acesso Aleatório) é responsável por processar todas as informações que estão sendo executadas pelo usuário. Ela é uma espécie de “ponte” que leva os dados armazenados no HD (Disco Rígido) até o processador. Sem a memória RAM, a velocidade de execução de um programa ou jogo seria mais lenta, pois o processador teria que buscar os arquivos diretamente no HD.

Por isso, a memória RAM precisa ser de qualidade, principalmente em trabalhos de alto desempenho, pois é preciso acessar uma grande quantidade de dados no HD de uma só vez. Quanto mais memória RAM, melhores serão a renderização, a fluidez e a experiência ao se utilizar um programa ou game.

Nos casos dos notebooks, a memória RAM se torna ainda mais relevante, pois mesmo com o uso de memória dedicada acaba-se utilizando a RAM para processar os dados vindos do HD. Em um jogo pesado, por exemplo, isso pode representar uma queda de frames por segundo (FPS), causando o famoso travamento.

Quais são os tipos de memórias RAM?

Notebook gamer. Confira!
Existem diversos tipos de memória RAM no mercado. A evolução é rápida e nos últimos anos surgiram os modelos mais recentes e velozes.

A DDR ou Double Data Rate (taxa dupla de transferência) é um padrão de memória que possibilita a transferência de dados entre HD e processador pelos dois lados ao mesmo tempo, aumentando a velocidade na transmissão da informação.

As memórias DDR4 são a evolução das DDR3. Embora possam parecer semelhantes visualmente, as DDR4 representam um grande salto de performance e tecnologia.

Em termos de comparação, as DDR4 gastam menos energia para executar as tarefas, possuem maior eficiência, são mais rápidas e “casam” nativamente de uma forma melhor com os processadores. Ao mesmo tempo, elas são mais caras, mas acabam valendo a pena.

Tecnologia Dual Channel

Normalmente, os notebooks para jogos e softwares pesados exigem pelo menos 8GB de memória RAM para entregar um bom rendimento. Com a tecnologia Dual Channel, veio a possibilidade de utilizar as memórias em pares, o que aumenta consideravelmente a velocidade de execução das tarefas mais árduas.

A Dual Channel permite a instalação de dois canais (duas vias) de pentes de memória. Isso significa, por exemplo, que com duas memórias de 8GB (total de 16GB) você terá uma máquina potente para rodar o seu programa ou game preferido.

Em resumo, a Dual Channel é um recurso muito utilizado para dobrar a taxa de bits das memórias e, assim, aumentar a taxa de transferência. Na prática, cada canal de memória transmite até 64 bits. Com o Dual Channel, a taxa é dobrada, subindo para 128 bits, o que faz melhorar esse indicador, ajudando no desempenho, variável em função de outros fatores e periféricos.

Normalmente, o ganho com o uso do modo Dual Channel tende a ser bem notado em tarefas e programas mais pesadas, como em jogos, mas, ao dobrar sua memória RAM, você estará fornecendo o dobro de largura de dados do barramento, reduzindo o risco de travamento.

Memória RAM sozinha não é nada

Como você leu mais acima, a memória RAM é muito importante para o seu notebook gamer ou de uso profissional. Mas ela sozinha, mesmo que num modelo muito poderoso, não é nada se não estiver casada com outros recursos igualmente fundamentais.

Além da memória RAM, você precisa escolher muito bem seu processador, placa de vídeo (dedicado) e HD, por exemplo. Eles precisam ser rápidos e eficientes nas tarefas que exigem mais do seu note.

Para complementar seu conhecimento sobre a importância da memória RAM você também ver esse vídeo no canal da Avell no YouTube.
E agora que você leu e entendeu um pouco mais sobre a importância da memória RAM para notebook gamer ou de uso profissional, veja as opções de equipamentos para jogos ou trabalho na Loja Online da Avell.

(Este conteúdo foi visitado 349 vez(es) | 1 visita(s) hoje)