Game Engine: Unreal Engine e Unity. Qual a melhor?

[LoginRadius_Share]

A primeira parte deste artigo foi dedicada a explicar o que é uma Game Engine, ou “motor de jogo” em português. Basicamente, permite que o desenvolvedor dedique a maior parte do seu tempo em produzir um jogo de alta qualidade com um enredo engajador e personagens marcantes do que se preocupar com a parte técnica. Da modelagem de personagens e cenários à física balística de um tiro fica a cargo da game engine: basta que o desenvolvedor use as ferramentas disponíveis e coloque a história em prática.

Agora vamos conhecer duas das principais Games Engines disponíveis no mercado, tentando responder ao final: qual é a melhor engine?

Unreal Engine

Um dos grandes trunfos da engine da Unreal é a facilidade e velocidade na produção de jogos, dos mais simples aos mais complexos. Mais do que isso, é compatível com games de PCs, consoles (em especial para o Xbox One e PS4, que usam uma arquitetura x86), smartphones e tablets (arquitetura ARM) e aplicações de realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR).

Mais do que isso, possui uma das maiores e mais completas documentações do mercado, além de cursos em vídeo e uma enorme quantidade de conteúdo disponível disponibilizado pelos próprios usuários. A qualidade final é bastante conhecida, como blockbusters como Gears of War 4 e Ark: Survival Evolved. Ambos foram construídos com o Unreal Engine 4, mesma versão prevista para o bastante aguardado remake do Final Fantasy VII.

Outro grande trunfo dessa Game Engine é a capacidade de rodar em diferentes configurações, alcançando resultados de altíssima qualidade em grande parte das configurações mais atuais. Essa capacidade é fruto de um forte trabalho de otimização, em especial para as placas de vídeo da NVIDIA, um dos maiores parceiros da Unreal.

Unity

Oficialmente, o Unity foi anunciado em 2005 na WWDC (Worldwide Developers Conference) da Apple apenas para o Mac, mas a Game Engine ficou famosa nos smartphones e tablets. É o motor por trás de jogos como Lara Croft: Relic Run, Crowfall e Company of Tanks. Mais do que a qualidade em si, o Unity permitiu que mesmo configurações mais básicas rodassem jogos com alto realismo gráfico, algo inicialmente restrito aos modelos mais caros.

Mais do que ser capaz de produzir jogos de maneira gratuita (na versão personal), o Unity possui compatibilidade com diversas APIs, como Vulkan (Android), Metal (iOS) e Direct3D 12 (Windows). E não fica restrita apenas a jogos: é capaz de produzir simulações e animações para diversas plataformas.

A interface é muito semelhante ao Blender e, assim como o Unreal, os trabalhos produzidos são otimizados para placas de vídeo na NVIDIA, assim como para os chips Tegra.

Qual é a melhor game engine?

Como podemos ver nas duas games engines acima, ambas possuem versões gratuitas para desenvolvedores. Além de, claro, uma enorme quantidade de documentação. Qual delas seria a “melhor”? Será que qualquer uma das duas é a “melhor engine do mercado”? Seria o mesmo que afirmar qual seria o melhor editor de vídeos, ou mesmo qual o melhor jogo.

Cada uma tem suas vantagens, mas as mais famosas trazem um ponto em comum: a capacidade de rodar (bem) em uma variedade de dispositivos e configurações. Pouco adiantaria ser altamente otimizado para apenas um produto, restringindo o público-alvo. Essa capacidade é, no mínimo, uma condição essencial de sobrevivência de uma game engine, tirando essa preocupação do desenvolvedor.

De qualquer forma, a qualidade gráfica de um jogo é pré-determinada pela game engine. Tanto a Unreal quanto a CryEngine são famosas pela qualidade final. Tanto que games diferentes produzidos por uma mesma game engine possuem uma “assinatura”, com gráficos parecidos. O mesmo vale para os requisitos de hardware, dentro de um meso segmento.

O que vale, no fim das contas, é a qualidade da história do desenvolvedor. Toda a parte técnica é “garantida” pela game engine, mas a qualidade do jogo como um todo depende mais da fabricante do que propriamente da game engine.

Fontes: Unreal Engine, Unity 3D, Developer NVIDIA 1 e 2

(Este conteúdo foi visitado 3.862 vez(es) | 1 visita(s) hoje)

[LoginRadius_Share]