Descubra como a Memória Intel® Optane™ acelera os games

Já exploramos os principais diferenciais do Intel® Optane™ em um artigo anterior. Em resumo, trata-se de um subsistema posicionado entre o HD (ou SSD) e a memória RAM. Através de um driver muito bem escrito, seleciona os blocos de dados acessados mais frequentemente e os acelera, trazendo benefícios diretos (e perceptíveis) no uso geral da máquina.

Uma vantagem e tanto, mas como isso beneficia os gamers? Vamos focar em dois itens, começando pela atualização.

Discos rígidos e jogos imensos

O Intel® Optane™ “marca presença” quando utilizado para acelerar um disco rígido. A própria natureza mecânica deste faz com que ele não seja páreo para os discos sólidos, mas ainda se destaca pelo custo por gigabyte consideravelmente menor. Isso faz com que os HDs sejam uma excelente opção de armazenamento secundário, com o SSD atuando como disco primário.

intel optane acelera jogos

Em outras palavras, o foco do Intel® Optane™ é acelerar os HDs. Aliando a grande capacidade deles com a velocidade dos SSDs em um sistema híbrido, mas mais acessível. Mesmo contando com capacidades reduzidas (16 GB ou 32 GB – modelos mais comuns), o algoritmo da Intel® consegue essa “mágica”. Utilizamos aspas pois não se trata de mágica de maneira alguma: é uma combinação de hardware e software para fazer a máquina trabalhar de forma mais inteligente.

Benefícios, como vimos, concentrados nos discos rígidos. Mas e quem conta com um SSD primário?

E quais os benefícios para quem já tem um SSD?

Inicialmente o Intel® Optane™ acelerava apenas o disco primário. Ou seja, não oferecia tantos benefícios para quem já contava com um bom SSD. Tinha lá seus benefícios, é claro, mas eles não eram tão visíveis como acontece com os HDs. Isso significa que o Intel® Optane™ não tem nada a oferecer para quem já conta com um SSD? Pelo contrário, em especial após uma atualização da Intel® que permite a utilização do Intel® Optane™ para discos secundários.

Ou seja: sabe aquela biblioteca imensa do Steam instalada no disco secundário? É possível utilizar o Intel® Optane™ para acelerá-los mesmo quando instalados em um HD secundário. O benefício extra é não ter que ficar escolhendo entre o SSD primário e o HD secundário: basta jogar todos os jogos para o disco secundário e deixar o Intel® Optane™ lidar com a aceleração. Isso sem sobrecarregar o SSD primário com centenas de gigabytes de jogos.

Intel® Optane™ acelera os games?

Como o Intel® Optane™ foca em aceleração de armazenamento, é de se esperar que ele não altere significativamente o FPS. Porém, pode melhorar – e muito – o tempo de carregamento dos jogos. Pode parecer pouco, mas melhora a experiência geral, diminuindo o tempo de carregamento geral tanto inicial quanto in-game.

Jogos como Portal 2 não possuem tanta otimização. O tempo de carregamento total do jogo diminui apenas 1% (23,21s para 23,03s). Já os níveis trazem uma diminuição mais significativa: 6,5% (13,32s para 12,45s).

Achou pouco? A diferença é menor ainda no Fallout 4: virtualmente 0% (26,66s para 26,65s). Porém, a redução no carregamento dos níveis diminui quase pela metade (29,37s para 15,84s), com 47% de redução.

jogo Fallout 4 acelerado com intel optane

O Fallout 4 tem uma das melhorias mais visíveis no tempo do carregamento, mas não é o único. Varia de jogo para jogo.

Pode parecer estranho, mas é a própria natureza do Intel® Optane™: ele acelera os blocos mais utilizados. Ou seja, não interfere tanto no carregamento inicial, mas acelera o game quando ele está carregado. Após o carregamento, o Intel® Optane™ passa a “saber” quais blocos de dados acelerar. O nível de aceleração varia de jogo para jogo e crescerá conforme as otimizações dos fabricantes e as melhorias da própria Intel®.

Conte para nós: você já testou um game com Intel® Optane™? O que achou do desempenho? Deixe seu comentário!

Fontes: TechRadar, PC Games n