Cuidados com a Bateria

Muito se questiona sobre os vícios das baterias, quando ou de que forma se deve carregá-la, por exemplo, e neste post, vamos abordar e esclarecer alguns desses pontos.

As baterias atualmente usadas em equipamentos eletrônicos são as de polímero de íon de lítio. Ou seja, são baterias que dispensam o cumprimento de ciclos completos de carga e descarga. Por isso, o usuário pode conectar o equipamento à tomada sem preocupar-se com a quantidade de carga disponível.

Com o passar do tempo, o período em que a bateria retém a carga reduz, de acordo com a forma como é usada – quanto mais cuidados por parte do usuário, maior o prazo para essa consequência negativa aparecer.

O que evitar?

O uso de carregadores e baterias não-autorizados pelo fabricante é algo que pode ser perigoso e deve ser evitado. Pelo fato de não terem passado por controles de qualidade, os fabricantes desaconselham o uso de equipamentos produzidos por outras empresas.

Neste caso, é possível que a carga da bateria dure menos tempo que o esperado e que o carregador não pare de enviar carga, mesmo quando a bateria já tiver chegado aos 100%. Sem garantia, o consumidor insatisfeito não terá para quem reclamar.

Também não é indicado guardar a bateria do notebook completamente sem carga. Mesmo quando guardada, ainda é possível que a peça descarregue-se: se ela já estiver vazia, isso pode fazer com que perca completamente sua função.

Temperatura e aquecimento

A capacidade de carga da bateria pode ser danificada se o eletrônico for utilizado em ambiente com temperatura acima de 35° C – os danos são ainda maiores se, sob essa temperatura, o usuário carregar a bateria do aparelho, por isso a importância de realizar a carga de eletrônicos em um ambiente arejado, já que o processo de recarga dissipa calor, que deve ser jogado para fora do eletrônico.

Troca de bateria

Em geral, baterias de notebooks tendem a perder a capacidade de carga com o tempo, e devem ser substituídas a cada dois ou três anos. Se você notou que a bateria de seu portátil não dura mais tanto quanto antes, experimente encomendar uma nova com o fabricante. Os preços podem variar dramaticamente, dependendo do modelo do notebook, sua idade e a capacidade da bateria.

Ao comprar uma bateria, compare a capacidade dela (medida em mAh, miliampere-hora) com a da bateria atual. O número indica o quando de carga a bateria pode armazenar, e quanto maior, melhor será a autonomia. Uma bateria de 7800 mAh, por exemplo, irá manter seu notebook funcionando por um período de tempo 77% maior que uma bateria de 4400 mAh.

Estas foram algumas dicas para manter a boa qualidade da bateria. Neste outro post, disponibilizamos algumas dicas gerais de cuidados e manutenção do notebook, que ajudam a prolongar a vida do seu equipamento. Não deixe de conferir!

Dúvidas? Sugestões? Participe, deixando você também sua opinião nos comentários!

  • Olá William,

    Entre em contato com a nossa área técnica através do email suporte@avell.com.br.

    Atenciosamente,
    Equipe Avell.

  • william

    desde que atualizei meu Avell G1711 MAX para o Windows 10 a bateria não dura mais como antes, todas os opções de economia de energia estão ativas e mesmo assim dura só dura 1h ou menos, antes com Windows 8 dura ate 4 horas com uso considerado.

  • Adriano

    entendo, então é normal mesmo ele durar pouco. Seria uma ótima ideia para as próximas gerações de notebooks que eles viessem com uma bateria mais potente, trabalho com TI e preciso de um notebook que seja rápido e que a bateria dure um pouco mais de tempo, enfim, grato

  • Bom dia Adriano,

    A bateria tem duração média de 1 hora á 1 hora e meia.

    Atenciosamente,
    Equipe Avell.

  • adriano

    olá, tenho um b153max e desde que comprei o notebook, noto que a bateria dura muito pouco tempo( algo em torno de 1 hora jogando e 1 hora e meia vendo videos) se estiver em alto desempenho. Isto é normal?

  • Suporte Avell

    Bom dia Gabriel,

    Entre em contato com seu consultor de vendas, o mesmo poderá lhe auxiliar para adquirir uma nova bateria.

    Atenciosamente,
    Equipe Avell.

  • Gabriel Melo

    Olá, tenho um Avell G1511 e em breve precisarei trocar a bateria. Onde posso adquirir uma?

    Obrigado!

  • Suporte Avell

    Bom dia Jansen,

    Pode ser algum problema relacionado a própria bateria.
    Entre em contato no e-mail: garantia@avell.com.br, para verificarmos uma solução.

    Atenciosamente,
    Equipe Avell.

  • Jansen

    bom dia, tenho um notebook fullrange G1711 max e recebi ele dia 17-11-14… uso ele para trabalho e fico revesando entre bateria e carregador. porem, no dia 16-12-14, a bateria chegou a 18% do uso, e eu conectei o carregador, ela mostra conectada e carregando, msa não carrega mais….. fica no 18%… o que pode ter acontecido??

    obrigado
    Mauro Santos 18 de dezembro de 2014 07:53 Responder

    Boa noite. Estou com o mesmo problema do Mauro Santos. Meu notebook foi comprado no mês de julho / 2014. Esta na garantia inclusive da bateria. Não tenho como enviar o notebook todo pois, utilizo-o no trabalho e há muitos programas instalados exclusivamente nesta máquina. Como folha de pagamento e controle de ponto. Solicito autorização para envio apenas da bateria. Obrigado

  • Bruno Silva do Carmo

    Obrigado por responder mas assim como o Felipe Siqueira também tive essa dúvida além de deixar na tomada mesmo com 100% carregada e guardar a bateria que eu tinha essa dúvida e vocês responderam muito bem eu queria saber se por um acaso a energia cair pode danificar o produto e se danificar a garantia Avell de 3 fucking anos cobre ela.

  • Suporte Avell

    Bom dia Rudinei,

    Caso utilize o equipamento próximo a tomada, recomendamos guardar a bateria.

    Atenciosamente,
    Equipe Avell.

  • Rudinei Henrique

    Olá eu queria saber se mesmo com a bateria no 100% é recomendável eu deixar na tomada… ou devo tirar e usar na tomada direto ? como eu jogo bastante eu uso ele na mesa com cooler e tudo mas fico com uma questão sobre se eu tiver com ele sem a bateria e a energia cai ou puxarem da tomada isto pode danificar ?

  • Suporte Avell

    Bom dia Bruno,

    Recomendamos utilizar o notebook somente na fonte de energia.

    Atenciosamente,
    Equipe Avell.

  • Bruno Silva do Carmo

    É recomendado que ao terminar de carregar a bateria 100% retira-la e usa o cabo do carregador diretamente no notebook? digo isso pois não sei se eu tirar a bateria para jogar, o que consome muita energia, já que se deixar carregando mesmo em 100% ela pode “viciar” mais rápido, e gostaria de saber se mesmo em 100% se deixar o notebook na tomada com bateria realmente “vicia” mais rápido porque já notei isto em outros dispositivos.

  • Bruno Hart

    Tranquilo, obrigado 😀

  • Suporte Avell

    Bom dia bruno,

    Se você utiliza com frequência na tomada, guarde a bateria, mas lembre-se de guardar a bateria com carga.

    Atenciosamente,
    Equipe Avell.

  • Bruno Hart

    Mas vocês aconselham eu usar sem ou com a bateria, tendo em vista que uso ele direto na tomada.

  • Suporte Avell

    Bom dia Mauro,

    Entre em contato no e-mail: garantia@avell.com.br, logo um de nossos técnicos irá lhe auxiliar da melhor maneira possível.

    Atenciosamente,
    Equipe Avell.

  • Suporte Avell

    Bom dia Bruno,

    Recomendamos não guardar a bateria totalmente sem carga.

    Atenciosamente,
    Equipe Avell.

  • Mauro Santos

    bom dia, tenho um notebook fullrange G1711 max e recebi ele dia 17-11-14… uso ele para trabalho e fico revesando entre bateria e carregador. porem, no dia 16-12-14, a bateria chegou a 18% do uso, e eu conectei o carregador, ela mostra conectada e carregando, msa não carrega mais….. fica no 18%… o que pode ter acontecido??

    obrigado

  • Bruno Hart

    Eu uso o notebook avell 100% na tomada, é recomendado eu retirar a bateria ou baixar um batery otmization e deixa-la em smart mode?? se for guardar com quantos % vcs recomendam e se for baixar o programa favor me enviar um recomendado, meu not é um avell b-153 max com win 8.1 obrigado.

  • Suporte Avell

    Bom dia Guilherme,

    Recomendamos descarregar e carregar novamente a bateria de 15 em 15 dias.

    Atenciosamente,
    Equipe Avell.

  • Guilherme Felipe de Souza

    Bom dia, tenho um usa diário do b153, intercalando entre trabalho e jogos… A questão é, por quanto tempo eu posso guardar a bateria e utilizar ele somente ligado no carregador sem bateria? Isso pode influenciar em algum momento no desempenho do note? ou comprometer a vida util dele?

  • Marcelo L. Coelho

    obrigado pela prontidão na resposta
    sempre utilizei este app, mas de qualquer forma re instalei ele mas continua não efetuando a carga completa, conforme informei acima, no momento estou sem tempo, mas assim que possível vou formatar o note e informarei se resolveu.

    Grato mais uma vez

    Marcelo

  • Suporte Avell

    Bom dia Marcelo,

    Instale o driver abaixo: http://notebookavell.com.br/uploads/driver/B153/Win7/battery-optimization.zip
    Caso o problema de carregamento persista, realize uma formatação se possível.

    Atenciosamente,
    Equipe Avell.

  • Marcelo L. Coelho

    olá, Comprei um B153 com i7 e 8GB RAM, em 09/2013, sempre usei ele conectado a energia e com a bateria conectada, meu uso é 95% fixo em casa, mas agora estou fazendo curso e percebi q a bateria não carrega mais 100% mesmo plugado ele diz conectado e carga completa mas logo a retirar da tomada ele cai a 80% e nunca atinge realmente 100% e se plugo volta a dizer estar a 100%. quero saber como fazer para que ele realmente recarregue 100% e eu possa ter mais tempo de bateria quando estou no curso. Obs: com 80% de carga ele dura 2h30m na configuração equilibrado e com windows 7 64bit. para mais esclarecimentos meus contatos estão no meu cadastro!
    Grato

  • Suporte Avell

    Boa tarde,

    Recomendamos utilizar a fonte de energia para que sua bateria tenha uma vida útil maior.

    Atenciosamente,
    Equipe Avell.

  • A. Lovisi

    Ao suporte:
    Recebi há cerca de 15 dias o B155. Cheguei a esse link por indicação do Suporte. Entendo que estar com a bateria conectada mesmo quando plugado na tomada de energia evita que em caso de falha de fornecimento de energia arquivos e trabalhos abertos sejam perdidos(faz um papel de nobreak)
    Mas quanto a frase
    “[..]Enquanto o computador está conectado à rede elétrica, é indiferente se a bateria está ou não plugada na máquina.”
    Se é indiferente porque retirar a bateria?
    Porque não mante-la no equipamento?

  • Vinicius

    Bom dia. Posso desligar o notebook sem a bateria? Estava desligando sem, mas a ultima vez travou….Obrigado

  • Suporte Avell

    Boa tarde Vinicius,

    Recomendamos não guardar a bateria completamente sem carga.

    Atenciosamente,
    Equipe Avell.

  • Vinicius

    Pelo que entendi, tem que guardar a bateria entre 40 a 70% de carga. Se eu estiver errado, alguém me corrija….

  • Então nesse caso pra q serve a bateria se n usa ela?

  • Mais a bateria tem q guardar cheia?

  • Suporte Avell

    Boa tarde Ruan,

    A questão de prazos e entregas, recomendamos verificar com seu consultor de vendas.

    Atenciosamente,
    Equipe Avell.

  • Suporte Avell

    Boa tarde Ruan,

    Você pode utilizar o equipamento sem a bateria, mas com a fonte de energia conectada.

    Atenciosamente,
    Equipe Avell.

  • Então tenho q colocar o notebook pra carregar(com a bateria) e chegando aos 100% eu tenho q tira-la e usar com carregador soq sem a bateria? e isso n ia influenciar em nada? o notebook ia funcionar sem ela??

  • Avell,comprei o modelo b153 com i5 16 gb ram e o resto normal, paguei o boleto hj dia 26/10 domingo as 9:30 da manhã e escolhi entrega por sede
    , gostaria de saber quando chega pois estou muito ansioso.

    OBG

  • Suporte Avell

    Boa tarde Rafael,

    Recomendamos realizar sempre o ciclo completo de carga na bateria.

    Atenciosamente,
    Equipe Avell.

  • Rafael Batista

    Olá, gostaria de saber se é prejudicial realizar esse ciclo completo todos os dias?
    Uso meu notebook todos os dias (ainda não é um avell, mas ja esta encomendado rsrs), e sempre que vou ligar, uso na bateria até atingir 15%, depois ligo na tomada.
    Nessa situação, o desgaste da bateria será maior?

  • Sergio

    Uso notebooks ha muito tempo e já percebi alguns padrões: se usa sempre na tomada com a bateria conectada, tem um desgaste natural pelo tempo de uso, isso faz ela durar de 1 a 2 anos. para extender esse prazo pra mais um ano pelo menos, é importante que de vez em quando, uma vez por semana, ou quinze dias, faça um ciclo completo como disse o Anderson no comentário acima. Agora essa coisa de deixar a bateria guardada, não vejo muito sentido. de que adianta uma bateria guardada na gaveta. se acaba a energia, ou dá aquelas piscadas habituais, é bom ter a bateria trabalhando pra prevenir que prejudique o computador. Pense também no tempo de vida util de um computador. cada vez mais curto, é dificil que você use o mesmo note por mais de 4 anos sem ficar com vontade de passar ele pra frente.

  • Anderson

    Fica a dica para aumentar a vida útil da bateria

    Caso você use o note sempre na tomada, deixe-o sem bateria.
    Faça um ciclo completo na bateria a cada 15 dias ou mensalmente. (Gaste toda a bateria, e depois a carregue completamente antes de guarda-la novamente)

    Caso você use a bateria constantemente, não adianta, vai ser o uso comum mesmo.

  • Suporte Avell

    Bom dia Magnus1313,

    Entre em contato no e-mail suporte@avell.com.br, logo um de nossos técnicos entrará em contato.

    Atenciosamente,
    Equipe Avell.

  • Sei que não tem a ver, mas precisava saber, e não sabia onde perguntar, tenho um FullRange G1742 e a bateria pifou o0 (não viciou, pifou mesmo). gostaria de saber com quem posso entrar em contato para ver sobre esse meu problema. Grato.

    E parabéns pela ótima marca.

  • Suporte Avell

    Boa tarde Fábio,

    Quando o notebook estiver em uso e ligado à tomada, é recomendável que o usuário retire a bateria do equipamento.

    Atenciosamente,
    Equipe Avell.

  • Uso o meu G1310 ligado o dia inteiro para trabalhar, ir a faculdade e depois dar uma relaxada em casa. Algum problema em mantê-lo por tempos prolongados plugado apenas a fonte de energia e não manter um ciclo de descarga prolongado?

    Att,

  • Suporte Avell

    Bom dia Jean,

    Não é indicado guardar a bateria do notebook completamente sem carga.

    Atenciosamente,
    Equipe Avell.

  • Jean Silvestre

    tirou minhas duvidas, só uso o note agora sem a bateria :D, vocês aconselham guardar a bateria com 100% da carga ou menos carga ?

  • felipe siqueira

    Essa de deixar a bateria fora quando está na tomada é novidade. .
    Sou leigo msm ….
    Agora sim minha bateria dura uns 4 anos g1741 sli 860m… (monstruoso notebook)