Cuidados com a Bateria

Muito se questiona sobre os vícios das baterias, quando ou de que forma se deve carregá-la, por exemplo, e neste post, vamos abordar e esclarecer alguns desses pontos.

As baterias atualmente usadas em equipamentos eletrônicos são as de polímero de íon de lítio. Ou seja, são baterias que dispensam o cumprimento de ciclos completos de carga e descarga. Por isso, o usuário pode conectar o equipamento à tomada sem preocupar-se com a quantidade de carga disponível.

Com o passar do tempo, o período em que a bateria retém a carga reduz, de acordo com a forma como é usada – quanto mais cuidados por parte do usuário, maior o prazo para essa consequência negativa aparecer.

O que evitar?

O uso de carregadores e baterias não-autorizados pelo fabricante é algo que pode ser perigoso e deve ser evitado. Pelo fato de não terem passado por controles de qualidade, os fabricantes desaconselham o uso de equipamentos produzidos por outras empresas.

Neste caso, é possível que a carga da bateria dure menos tempo que o esperado e que o carregador não pare de enviar carga, mesmo quando a bateria já tiver chegado aos 100%. Sem garantia, o consumidor insatisfeito não terá para quem reclamar.

Também não é indicado guardar a bateria do notebook completamente sem carga. Mesmo quando guardada, ainda é possível que a peça descarregue-se: se ela já estiver vazia, isso pode fazer com que perca completamente sua função.

Temperatura e aquecimento

A capacidade de carga da bateria pode ser danificada se o eletrônico for utilizado em ambiente com temperatura acima de 35° C – os danos são ainda maiores se, sob essa temperatura, o usuário carregar a bateria do aparelho, por isso a importância de realizar a carga de eletrônicos em um ambiente arejado, já que o processo de recarga dissipa calor, que deve ser jogado para fora do eletrônico.

Troca de bateria

Em geral, baterias de notebooks tendem a perder a capacidade de carga com o tempo, e devem ser substituídas a cada dois ou três anos. Se você notou que a bateria de seu portátil não dura mais tanto quanto antes, experimente encomendar uma nova com o fabricante. Os preços podem variar dramaticamente, dependendo do modelo do notebook, sua idade e a capacidade da bateria.

Ao comprar uma bateria, compare a capacidade dela (medida em mAh, miliampere-hora) com a da bateria atual. O número indica o quando de carga a bateria pode armazenar, e quanto maior, melhor será a autonomia. Uma bateria de 7800 mAh, por exemplo, irá manter seu notebook funcionando por um período de tempo 77% maior que uma bateria de 4400 mAh.

Estas foram algumas dicas para manter a boa qualidade da bateria. Neste outro post, disponibilizamos algumas dicas gerais de cuidados e manutenção do notebook, que ajudam a prolongar a vida do seu equipamento. Não deixe de conferir!

Dúvidas? Sugestões? Participe, deixando você também sua opinião nos comentários!