Como limpar notebook? Dicas, cuidados e material para a limpeza perfeita

Um dos principais cuidados com o notebook é a limpeza frequente. Mas como limpar notebook corretamente? Leia atentamente esse post até o final e confira tudo o que você precisa saber sobre limpeza em notebooks.

 

Problemas da falta de higienização em notebooks

O computador é uma ferramenta essencial no dia a dia de muitas pessoas, seja um notebook profissional para trabalhar ou um específico para lazer. Com isso, a busca por informações voltadas para cuidados com o notebook – que visam o prolongamento da vida útil desses aparelhos – tem aumentado constantemente.

Antes de exemplificar quais problemas a falta de limpeza causa no seu aparelho, vamos deixar algo bem claro: seu notebook suja tanto por dentro quanto por fora e, por isso, deve ser limpo periodicamente!

Agora, veja abaixo quais são os malefícios que a falta de limpeza em notebooks pode causar. Confira dois exemplos de como uma higienização ineficiente pode ser perigosa.

  • Superaquecimento do notebook

Um notebook acumula sujeira a todo momento, esteja você utilizando-o ou não, e é muito mais do que apenas poeira. Restos de alimentos, fragmentos de insetos, gordura das mãos, fios de cabelo, entre outros, são exemplo claros do que pode se alojar dentro do seu aparelho. Um dos principais problemas que isso gera é o superaquecimento em notebooks.

Isso acontece porque o acúmulo de sujeira nas partes internas do aparelho é uma das principais causas que torna o trabalho do cooler ineficiente, impedindo-o de resfriar o equipamento e causando o aumento da temperatura. Lembre-se que um notebook pode sofrer danos irreparáveis ao sofrer com o superaquecimento.

 

  • Diminuição da vida útil do aparelho

Quando os cuidados com o notebook não visam uma limpeza contínua, o aparelho pode começar a apresentar problemas que não seriam causados se houvesse uma higienização regular. A sujeira se acumula tanto nas partes internas do equipamento, que danificam seus componentes aos poucos e encurtam seu tempo de vida. Por isso, uma limpeza eficiente prolonga o tempo de uso do aparelho.

 

Posso limpar meu notebook sozinho?

Agora que você entendeu como é importante limpar seu aparelho com frequência, deve estar se perguntando: posso limpar sozinho? A resposta é: sim e não.

Existem coisas simples sobre como limpar notebook que você mesmo é capaz de realizar, porém, a não ser que você seja qualificado para desmontá-lo e fazer sua higienização interna, seus cuidados não serão suficientes. Além dos procedimentos simples, é preciso levar o equipamento regularmente para uma limpeza interna realizada por profissionais.

IMPORTANTE: nunca desmonte seu notebook se você não possui o conhecimento necessário para fazê-lo, pois você corre um sério risco de danificar seriamente seu equipamento.

 

Como limpar notebook em casa?

É preciso ter cautela na hora de limpar o aparelho e, sempre que necessário, levá-lo para uma higienização profissional. Exitem, porém, algumas ações que você mesmo pode fazer em casa. Veja tudo o que você precisa saber sobre como limpar notebook.

 

Materiais: Antes de iniciar a limpeza, é preciso separar alguns materiais, como:

  • Um pano de algodão macio e limpo (de preferência não atoalhado)
  • Um guardanapo de papel
  • Um pincel macio
  • Alguns cotonetes
  • Um limpa tela ou uma solução de água com detergente neutro

Atenção: não utilize nenhum produto abrasivo como álcool, cloro, removedores e solventes. Após separar os materiais, desligue o equipamento, remova a bateria e comece a limpeza por partes.

 

Tela: umedeça levemente o pano com o limpa tela ou com a solução que você preparou e passe na tela do seu notebook, sem fazer muita pressão. Após tirar todas as manchas, seque tudo com o guardanapo.

Teclado: com cuidado, vire o aparelho de cabeça para baixo e sacuda, isso fará com que a sujeira sob o teclado seja removida. Após sacudir, pegue o pincel e passe nos espaços entre as teclas como se estivesse “varrendo” a sujeira para fora do teclado. Por último, passe o pano úmido sobre as teclas para tirar o excesso de gordura das teclas.

Entradas: as entradas do seu aparelho podem ser limpas utilizando cotonetes secos ou com o pincel.

Área externa: por último, passe o pano úmido em toda a área externa do equipamento e finalize com o guardanapo ou outro pano seco.

Como você viu, é muito importante manter a limpeza em dia, pois caso contrário isso pode acarretar sérios problemas para o aparelho. Não se esqueça que, além dos seus cuidados é preciso também levar o aparelho para uma higienização profissional regularmente.

Possui um notebook profissional Avell? Solicite uma limpeza e prolongue a vida útil do seu notebook. O serviço é grátis se você adquiriu o aparelho a menos de três anos.

Gostou das dicas? Deixe seu comentário e ajude a tornar esse conteúdo ainda melhor.