Como cuidar do notebook? Tudo sobre manutenção do seu equipamento

Você sabe como cuidar do notebook? Na série sobre cuidados com o equipamento, já falamos sobre superaquecimento, sobre a limpeza do aparelho e, agora, falaremos sobre a manutenção de sistema em notebooks.

Se você tem dúvidas sobre como cuidar do sistema do seu equipamento, leia esse post até o final!

 

Manutenção de sistema em notebooks: por que você deve fazer?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como cuidar do sistema em notebooks. Inclusive, muitas não fazem ou por desconhecimento ou por não saberem como e quando fazer.

Primeiramente, é importante informar que mais cedo ou mais tarde você vai ter que fazer a manutenção do seu aparelho. Só que essa manutenção pode ocorrer de duas formas:

  1. Manutenção Preventiva: a manutenção é feita com frequência, sem que o equipamento tenha apresentado qualquer defeito. Normalmente costuma ser feita em casa e segue um cronograma de cuidados com o notebook onde estão previstas ações de limpeza e manutenção do sistema.
  2. Manutenção Corretiva: a manutenção acontece apenas quando o notebook apresenta determinado problema. Pode ser feita em casa, desde que você possua o conhecimento necessário, ou com a ajuda de um profissional.

Das duas formas, a que menos traz complicações para o aparelho – aumentando inclusive seu tempo de vida – é a manutenção preventiva.

 

Como cuidar do notebook?

A verdade é que desde o momento da compra é essencial cuidar do notebook antes mesmo de começar a usá-lo. Existem alguns cuidados que necessitam de ajuda profissional, mas existem vários deles que você pode fazer sozinho e prevenir que seu aparelho apresente falhas por falta de manutenção preventiva. Veja a seguir alguns exemplos:

  • Desfragmentação de disco: ao usar o notebook, as informações vão sendo dispostas no disco de forma desorganizada e, com isso, o aparelho pode vir a trabalhar de forma lenta. Por isso, é fundamental desfragmentá-lo. Veja aqui um tutorial de Desfragmentação de disco no Windows.
  • Verificação e remoção de vírus e spywares: muitas vezes, esses assuntos são um tabu tecnológico, mas eles não podem ser ignorados. A contaminação pode ser feita de diversas formas, como acesso à internet, download de arquivos ou programas, pendrives, entre outros. Por mais que o usuário procure acessar apenas sites seguros e verificar os dispositivos, ele não está livre de pegar algum vírus ou spyware. Assim, é importante contar com um bom antivírus (de preferência pago) e programas anti-spyware atualizados sempre em funcionamento.
  • Atualização do sistema: é de extrema importância que o notebook esteja sempre atualizado, desde seus softwares até os drivers de dispositivos. Para isso, é aconselhável um monitoramento e download das atualizações disponíveis a cada 3 meses.
  • Remoção de arquivos temporários: esses arquivos costumam lotar o HD do equipamento e prejudicar o funcionamento do notebook. Por isso é importante que eles sejam removidos regularmente. A limpeza pode ser feita manualmente. Veja aqui um tutorial para limpeza de arquivos temporários no Windows.


Como você viu neste post, a manutenção de sistema em notebooks é essencial e não deve ser deixada de fora da rotina de cuidados com o notebook. Não se esqueça que a falta de manutenção preventiva está entre as principais causas que danificam seu aparelho. Ter uma rotina eficiente de cuidados é a chave para otimizar o funcionamento e prolongar o tempo de vida do seu notebook.

Esse post foi útil para você? Compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário para melhorá-lo ainda mais!