Como avaliar a qualidade da tela de notebook para gamers e designers

Como avaliar a qualidade de uma tela de notebook? Alguns conceitos são mais fáceis de entender, como tamanho em polegadas, resolução (Full HD, 4K) e tecnologia (IPS, OLED). Mas o que significa dizer que uma tela trabalha com 120 Hz? Ou que reproduz 94% do padrão NTSC? Ou ainda, que possui um tempo de resposta na casa dos milissegundos (ms)?

Confira neste post um pouco mais sobre esses conceitos e como eles influenciam tanto nos jogos quanto na edição de imagens.

Taxa de atualização da tela: quanto maior, melhor

O primeiro conceito que exploraremos é a taxa de atualização das telas. Modelos “normais” costumam trabalhar com 60 Hz, enquanto modelos avançados chegam nos 120 Hz. Alguns, como o W1544 FOX da Avell, chegam a incríveis 144 Hz. Mas, o que isso significa?

Um frame rate maior garante mais suavidade em jogos mais movimentados.

Hertz (Hz) é uma unidade de medida do Sistema Internacional de Medidas para frequência, representado por 1/segundo. Ou seja, quantas vezes algo acontece por segundo. No caso das telas, isso se traduz na taxa de atualização a cada segundo, por exemplo, 120 Hz significam 120 imagens por segundo.

Qual é a vantagem de ter uma frequência maior de atualização de quadros?

Na hora de jogar, imagine um título FPS com diversas coisas acontecendo simultaneamente. Um Far Cry 5, por exemplo. Com uma taxa maior, os movimentos de toda a cena serão muito mais fluidos, oferecendo um realismo visual maior. Basta experimentar uma vez para nunca mais querer voltar às telas “comuns”.

Tempo de resposta: quanto menor, mais qualidade tem a tela

Pouco adianta, porém, ter uma taxa de atualização alta se a imagem gerada pelo hardware “demora” para chegar à tela e, é aqui que entra o tempo de resposta. Este, medido em milissegundos (ms), é o tempo que os pixels demoram para ser ativados, desativados e ativados novamente.

Muitos fabricantes acabam trabalhando com a mudança de cores na escala de cinza. Em outras palavras, o tempo que um pixel demora para mudar de cor, o que possui uma forte correspondência com a taxa de atualização de quadros. Quanto melhor a qualidade da tela, menor é o seu tempo de resposta e suas frequências costumam ser maiores (ou até variáveis, caso do G-SYNC).

O G1511 FOX da Avell atende a todos os quesitos de tela que mencionamos neste artigo, chegando até a 94% do padrão NTSC, tempo de resposta de 3 ms e 120 Hz.

Mas qual seria um tempo de resposta considerado ótimo para os gamers? Basicamente, as telas que trabalham com tempos de resposta entre 2 e 5 milissegundos. Não significa que tempos um pouco maiores signifiquem que se trate de uma tela ruim, mas é interessante buscar modelos que fiquem dentro dessa faixa.

A Avell possui excelentes representantes aqui. Temos o já mencionado W1544 FOX, que trabalha com 5 ms, e o W1511 FOX, que possui um fantástico tempo de resposta de 3 milissegundos

Padrão NTSC: avaliando a qualidade da tela em notebook para designers

Falamos de dois quesitos voltados à “performance” de uma tela, mas como avaliar a qualidade? Muitos associam a qualidade de uma tela considerando a força das cores (saturação), ainda que isso não signifique reprodução precisa. Por isso há padrões de cores, caso do NTSC (National Television System Committee).

Como o nome já diz, trata-se de um padrão televisivo. Quando uma tela é classificada como 80% NTSC, isso significa que, por exemplo, o vermelho que aparece na tela é 80% fidedigno ao esperado deste padrão. O problema é que valores altos são difíceis de produzir, sendo encontrados normalmente em produtos mais caros.

O Avell W1544 Fox, voltado para profissionais de criação, oferece tela de 144 Hz que cumpre até 72% do padrão NTSC.

É o caso do Avell G1511 FOX, que alcança 94% do padrão NTSC. Isso significa que as cores apresentadas na tela serão muito mais realistas do que telas comuns. Ou seja, uma excelente opção para designers e profissionais que trabalham com criação, já que o azul que aparece na tela tem uma correspondência muito maior com o azul “real”.

Além disso, uma tela que atende melhor aos padrões NTSC também se sai muito bem em outros padrões da indústria, caso do sRGB e do Adobe RGB. Ou seja, se você está buscando uma tela para trabalhos de alta precisão, modelos como o G1511 FOX e o W1511 FOX (específico para profissionais) são excelentes opções.

Conclusão

Você conferiu três aspectos pouco conhecidos sobre qualidade de imagem nesse post. Muitos levam em consideração apenas a resolução e a tecnologia empregada. Mas, como vimos, existem outros fatores para análise, tanto para profissionais de criação quanto para gamers.

Se você está em busca de modelos que se destacam nos três elementos que mostramos acima, não deixe de visitar a página Telas de Alto Desempenho no site da Avell, que conta com modelos acima e diversos outros para você escolher.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre o assunto? Não esqueça de deixar a sua opinião nos comentários!