Benefícios do Optane: porque ele merece estar na sua máquina

Exploramos o Intel® Optane™ sob dois pontos de vista até o momento: “o que?” e o “como?”. Mostramos o que ele é, com seus diferenciais tecnológicos, e como ele funciona. Ambos estão resumidos na primeira parte desta série. Já na segunda parte, mostramos os resultados práticos usando dois benchmarks de armazenamento. Mas ainda há algo importante para explorar: o “por quê?”. Afinal, por que usar o Optane™?

Sabemos o que ele é e como funciona, mas por que utilizá-lo? Confira a resposta no decorrer desse post!

Custo-benefício do Optane™

O preço dos SSDs diminuiu com o passar do tempo, mas ainda possui um custo por GB muito maior do que um disco rígido. Ou seja, hoje em dia já é possível ter um SSD SATA ou M.2, por um valor acessível, mas com o mesmo valor, podemos optar por um disco rígido muito maior e é aqui que o Optane™ cumpre o seu papel.

Ao instalá-lo, é possível ter um disco rígido de grande capacidade com uma experiência de uso próxima de um SSD, isso tudo por um valor significativamente mais acessível do que um SSD de maior capacidade. Ou seja, com o Optane™ é possível ter capacidade e desempenho com um custo menor.

O Intel Optane™ pode ser instalado separadamente

O Intel® Optane™ pode ser instalado separadamente, melhorando consideravelmente o desempenho da máquina.

Sem reinstalações

Temos aqui um diferencial importante muitas vezes ignorado. Não é necessário reinstalar o sistema ao instalar o Optane™, mesmo que posteriormente.

Se você possui uma máquina com um disco rígido primário, pode mantê-lo ao usar o Optane™: basta instalar, ativar e pronto. Não é preciso instalar o Windows do zero ou clonar o sistema. Esse é um destaque para quem busca mais desempenho e não quer abrir mão da praticidade.

Escalabilidade e versatilidade

Aqui temos um benefício adicional dos itens anteriores: o Optane™ é uma tecnologia nova, mas não estática. Isso quer dizer que a chance de modelos maiores e mais rápidos serem anunciados ano após ano é muito alta, o que possibilita substituir o modelo atual por outro no futuro, garantindo ainda mais desempenho com o mesmo disco primário.

Optane™ oferece opções interessantes de upgrade no futuro

Além de melhorar a máquina rapidamente, o Optane™ oferece opções interessantes de upgrade no futuro.

Por outro lado, com o mesmo disco Optane™ é possível trocar o disco primário por outro, ou até mesmo um SSD, e continuar tirando proveito dele. Como se trata de um sistema de cache, ele torna o sistema mais modularizado o que permite tanto ampliar a capacidade de armazenamento quanto melhorar o desempenho no futuro.

Conclusão

Mais do que uma tecnologia inovadora, o Optane™ é uma excelente “sacada” da Intel®. Trata-se de uma solução aprimorada e herdada dos primeiros Ultrabooks, que usavam um SSD “comum”. Além de fazer um disco rígido trabalhar como um SSD (ou mesmo tornar um SSD mais rápido) sem aumentar muito o custo final da máquina.

De quebra, não exige a reinstalação do sistema, o que torna tudo mais prático para quem não entende muito sobre esses procedimentos de tecnologia. Basicamente, é uma solução ideal para quem prioriza custo-benefício na hora de deixar a máquina mais rápida e com o mínimo de dor de cabeça possível na instalação. Por esses motivos, não deixe de conferir a página especial da Avell com notebooks equipados com o Optane™.

Já usou uma máquina com o Intel® Optane™? Conte para nós o que achou nos comentários!