Benefícios de atualizar os drivers NVIDIA para softwares profissionais

Já mostramos aqui a importância de atualizar os drivers de vídeo para jogos. Com o passar do tempo, mesmo sendo o mesmo chip, é possível ter um desempenho até 25% maior em certos jogos, um diferencial e tanto. Ou mesmo habilitar recursos anunciados posteriormente, como é o caso da tecnologia DSR nas gerações de placas antigas Kepler e Fermi. Mas afinal, quais são os benefícios de atualizar drivers para softwares profissionais?

Os benefícios são demonstrados diferentemente da forma como acontece nos jogos. O desempenho em games aumenta para jogos específicos. São otimizações localizadas, parecido com o que acontece em aplicações profissionais, mas de forma um pouco diferente.

Otimização de programas profissionais

Grandes desenvolvedores de software corporativos tentam otimizar o máximo possível seus programas. Além do foco em rodar de forma fluida, alguns projetos exigem cada GHz e GB que a placa de vídeo possa oferecer. Basta imaginar a edição de um vídeo em 4K no Premiere Pro ou uma renderização mais complexa no AutoCAD ou 3ds Max para imaginar como essas otimizações são importantes.

Grande parte dessas otimizações é feita pelas próprias empresas, mas com um porém: elas consideram que o usuário tem a última versão disponível do driver. Ou seja, as últimas otimizações de empresas como Adobe e Autodesk só funcionarão caso você possua a última versão e é exatamente por isso que é tão importante manter seus drivers sempre atualizados.

GPU Information

Não é incomum que a incompatibilidade do CUDA em programas como o After Effects aconteça por drivers desatualizados; e isso penaliza consideravelmente o desempenho do programa.

Algumas otimizações se aplicam a qualquer GPU, com ganhos variáveis dependendo do modelo. Outras exigem recursos presentes somente nas gerações mais novas, como uma versão específica da API CUDA.

No caso da série 10 da NVIDIA, por exemplo, temos o CUDA 6.1 (incluindo as séries GTX, Titan, MX, Quadro e Tesla). As correções da NVIDIA tornarão esses programas mais rápidos, caso do After Effects por exemplo.

Detecção de drivers com problemas

Em geral o sistema operacional avisa quando há uma nova versão do driver de GPU. Porém, nem sempre detecta quando ele está funcionando corretamente. Muitas vezes acabamos percebendo esse funcionamento errático por experiência, em especial quando sabemos que a nossa placa de vídeo deveria ter um desempenho melhor do que o apresentado.

Uma atualização costuma resolver a maioria dos problemas, substituindo os módulos com problema. Em outros casos é necessário reinstalá-lo, o que é pouco comum. Porém, por incrível que pareça, outros drivers podem afetar o comportamento da placa de vídeo, ainda que não seja claro em um primeiro momento.

nvidia driver downloads

A NVIDIA possui uma página focada em encontrar o melhor driver para a sua GPU, fornecendo também correção de bugs.

É o caso do driver da Intel, por exemplo. Além de habilitar o driver da GPU integrada (Intel HD), ele é um driver da máquina inteira. Isso inclui os barramentos, formas otimizadas de utilizar a memória RAM e assim por diante. Se ele está desatualizado, ou não funcionando corretamente, pode afetar o desempenho da placa de vídeo, que não se comunica como deveria com os programas, ou sofre algum gargalo mais específico.

Conclusão

Ou seja, apesar de os benefícios mais visíveis de manter drivers de GPU atualizados sejam os jogos, eles vão muito além disso. Todos os drivers da máquina devem estar atualizados para que ela funcione em sua máxima performance.

download de driver e manual

Não deixe de conferir também a página de drivers da Avell.

Por isso aproveite para conferir no site da NVIDIA se você tem a última versão disponível. No caso de drivers para o seu Avell, entre com os dados da versão para ter acesso às mais recentes como na imagem acima.