Avell Responde as principais dúvidas sobre o SSD M.2

Já falamos algumas vezes aqui no blog sobre o SSD M.2, mas ainda restaram algumas dúvidas sobre o assunto. Fizemos uma enquete no Instagram e juntamos as principais perguntas sobre o assunto para respondê-las aqui e, também em um vídeo no quadro “Avelleiros Respondem” no IGTV.

SSD M.2: Entendendo o hardware

Antes de falarmos sobre as dúvidas, vamos a uma breve introdução sobre as tecnologias de armazenamento existentes atualmente.

HD 

O HD, também chamado de disco rígido, serve para armazenar arquivos, programas, jogos e demais conteúdos no computador. É um tipo de memória que existe dentro de um PC e notebook. Mas, ao contrário da memória RAM, ele consegue manter arquivado o conteúdo mesmo após o computador ser desligado.

SSHD

É um componente híbrido que une tecnologias do HD e do SSD. Não chega a ser tão bom quando um SSD mas tem um preço mais acessível e comparado ao HD ele é mais veloz e tem melhor tempo de resposta.

SSD 

É uma evolução do HD. Realiza leituras e gravações mais rapidamente que os HDs, é mais silencioso, utiliza menos tempo para acessar à memória, é mais resistente, mais leve e suporta maiores temperaturas.

SSD M.2 

É menor, não esquenta e pode chegar a ser muito mais veloz do que o SSD comum, principalmente se for no padrão NVME que chega a ler 3200 mbps.

Confira a seguir todas as dúvidas respondidas sobre o assunto.

SSD M.2: as maiores dúvidas

1: A instalação do sistema operacional é igual no HD, SSHD e SSD?

Sim, é o mesmo para todos e não exige nenhum procedimento especial para que a instalação seja realizada.

2: Quando colocamos um SSD e um HD juntos em uma mesma máquina, como fazer para selecionar qual o principal e qual o secundário?

Isso pode ser selecionado na opção de boot na bios do equipamento.

3: O SSD M.2 substitui 100% o HD/SSHD e o SSD comum?

Sim, nesse caso você pode optar apenas por um SSD M.2 ou  pelo SSD M.2 NVMe.

4: Se eu tiver Windows e quiser colocar SSD, tenho que formatar meu equipamento, correto?

Depende. Se o SSD for usado juntamente com o Windows, precisa formatar e reinstalar o sistema no SSD. Caso o SSD seja utilizado apenas para backup, de forma secundária no caso, não é necessário formatar.

5: O SSD M.2 é quantas vezes mais rápido, mais caro e mais resistente que um SSD comum?

Nos M.2 que utilizamos aqui na Avell, a velocidade no M.2 SATA é a mesma e pode chegar até 600 mbps de leitura e escrita enquanto o comum chega até no máximo 500 mbps. No caso do NVME é até 3200 mbps para leitura e 2500 mbps para escrita. Quanto a diferença de custo, o M.2 comum custa a partir de R$488,00* 250GB  enquanto o M.2 NME custa a partir de R$699,00* 250GB . Já sobre a resistência, ele aguenta maiores temperaturas e é mais compacto, o que o torna muito mais resistente fisicamente.

6: Todo Avell tem SSD?

Não, nem todos os equipamentos Avell saem de fábrica com um SSD, mas todos têm suporte para colocar algum tipo de conexão SSD caso o usuário opte por inserir no momento do pedido ou em um upgrade futuro.

7: Qual é o melhor para meu notebook Avell?

A Avell recomenda o SSD M.2 pois além das vantagens de velocidade já citadas, você pode inclusive aliar ele a um SSHD ou SSD comum usando-os para backup enquanto o M.2 fica dedicado penas ao sistema.

8: Para quem o M.2 é mais indicado e por quê?

Para todos os usuários que queiram maior velocidade em ler e gravar dados e, muito mais segurança para os seus dados, por causa da maior resistência em relação a um SSHD ou HD.

Conclusão

O M.2 e o M.2 NVMe além de serem muito mais velozes em ler e gravar dados, eles esquentam menos, são mais leves, além de serem muito mais resistentes a impactos e quedas, o que dá uma maior proteção para todos os dados arquivados no equipamento. Gostou? Compartilhe com seus amigos!

*consultar valores com a equipe Avell.