Como a atualização de driver melhora o desempenho dos jogos

Atualizar os drivers da máquina é uma tarefa mais importante do que parece. Em especial o driver da placa de vídeo, que é o coração do computador na hora de rodar jogos. Comumente não atualizamos por dois motivos: instalamos inicialmente e depois esquecemos dele ou não vemos utilização para isso.

E não é por falta de aviso. O ícone da NVIDIA fica com um ponto de exclamação onipresente no canto inferior direito. Mas afinal: por que atualizar? Como isso melhorará a experiência nos jogos? Vamos saber nas próximas linhas.

Benefícios da atualização de drivers: além das correções de bugs

A correção de bugs é algo presente em qualquer atualização de driver. Pode parecer pouco, ou mesmo um benefício menor, mas é mais do que isso. Essas correções podem resultar em uma performance extra. Pois eliminam o que estava impedindo a sua placa de vídeo de funcionar a pleno vapor.

GeForce Game Ready Driver notebook gamer

Cada atualização vem com um relatório informando quais são as melhorias da versão.

Não raro, essas correções podem ser o diferencial entre um recurso exclusivo do jogo funcionar corretamente ou não. Um jogo pode não rodar “liso” (sem lag) às vezes não por falta de desempenho, mas porque a placa de vídeo não “entendeu” direito o que fazer, problema que é corrigido com a atualização de driver.

Desempenho extra

Diferentemente do que ocorria há alguns anos, a atualização de driver pode tornar a sua GPU mais potente. E não estamos falando de correções específicas em algum jogo aqui e ali, mas na placa de vídeo como um todo. Atualizar o driver garante que ela trabalhe de forma mais inteligente.

Basta imaginar um motorista que aprende a dirigir melhor com o tempo. Não é que o carro ficou mais potente. São as mesmas especificações de potência, torque e distribuição de marchas: o motorista é que aprendeu a tirar melhor proveito desse conjunto. Com o tempo vamos aprendendo a usar melhor a embreagem, trocar a marcha e a dosar melhor o acelerador.

chip da placa de vídeo notebook gamer

O chip da placa de vídeo é o mesmo, mas passa a trabalhar de forma mais otimizada.

O mesmo acontece com a placa de vídeo. A NVIDIA anuncia seus modelos com uma expectativa de vida de vários anos. Porém, não é possível prever qual será o rumo que o mercado tomará, tanto em relação aos jogos quanto aos programas profissionais. Conforme novos títulos e programas vão aparecendo, a NVIDIA vai “ajustando” o software de suas GPUs para se adequar melhor à demanda.

Essas evoluções chegam a melhorar em até 25% o desempenho final de um jogo conforme as atualizações vão chegando. Nada mal, considerando que o chip é exatamente o mesmo.

Conclusão

Para encerrar, não podemos esquecer dos recursos extras que são habilitados para GPUs mais antigas. Por exemplo, o suporte adicionado ao DSR em GPUs baseados na arquitetura Fermi, em 2014. São acontecimentos mais raros, e usuários rapidamente atualizam quando recursos são adicionados. Mas não podemos deixar de mencionar, já que é um diferencial e tanto.

Geforce game Ready Driver

A famosa atualização 344.48, que adicionou o DSR para as GPUs da família Fermi.

No fim das contas, o único “problema” de atualizar o driver da placa de vídeo com frequência é lidar com o tamanho dos downloads. Porém, cada uma delas oferece uma melhoria para a GPU, fazendo nossa máquina ficar mais potente a cada dia. Faz tempo que não atualiza seus drivers? Clique aqui e veja se há alguma atualização disponível!

Fontes: Lifehacker, Linus Tech Tips