4 Passos importantes após instalar o Windows 10 na sua máquina

Como fazer a melhor instalação possível em uma nova máquina?

Vocês nos perguntaram como fazemos aqui na Avell e nós viemos responder. Confira nossas dicas sobre o assunto no decorrer do texto.

Como ponto de partida, vamos imaginar um computador com uma instalação limpa do Windows 10. Ou seja, com o Windows recém-instalado sem nenhuma etapa posterior. O próximo passo é conectar o seu computador com a internet e verificar o driver de rede.

1- Verificando o driver de rede

Via de regra, o Windows 10 já vem com um driver genérico para a rede. Seja com fio ou wireless, há uma grande chance de que ambas estejam funcionando logo depois da primeira inicialização. Basta, então, conectar a uma rede e ir para o próximo item.

Caso não esteja funcionando, o que é muito raro, é importante checar se uma delas é capaz de conectar com a internet (sem fio ou via cabo) e prosseguir. Se nenhuma das duas funcionarem é necessário usar uma outra máquina e baixar o driver de rede do site da Avell.

2- Abrir o Windows Update

Com a máquina conectada, o próximo passo é abrir o Windows Update. Esta é a etapa mais demorada, já que há uma boa quantidade de atualizações fornecidas pela Microsoft. Não apenas para o sistema operacional, mas também para os drivers disponíveis na máquina.

É possível (e bastante provável) que você tenha que reiniciar algumas vezes para terminar a instalação. O que deve ser feito sempre que pedido, já que algumas atualizações só são efetivadas após esse processo.

windows update windows 10

É importante reiniciar sempre que o Windows Update exige e esperar o processo terminar.

Por que começamos com o Windows Update?

Conforme o sistema operacional da Microsoft foi evoluindo (XP, Vista, 7, 8, 8.1 e 10), mais integrado ele se tornou. Além de atualizar módulos do sistema, oferecer novos recursos e assim por diante, ele também atualiza alguns programas e até mesmo drivers.

Apesar de ser um processo demorado, há uma grande probabilidade de que a máquina esteja pronta para uso após o término das atualizações. O que não significa que o processo acabou por aqui, claro. Vamos continuar e ver o que mais precisa ser feito.

3- Atualizar os drivers Intel e NVIDIA

Com o Windows Update terminado, devemos nos concentrar em dois drivers importantes: Intel e NVIDIA. O primeiro cobre não apenas os gráficos integrados – essenciais para a economia de energia fora da tomada, mas também o chipset como um todo. Para ver se ele está na sua última versão, basta acessar o site da empresa e baixar o autodetect.

intel HD graphics control panel

Mais do que habilitar o Intel HD graphics, o driver da Intel controla basicamente todos os componentes da máquina.

IMPORTANTE: o driver da Intel deve ser instalado antes do da NVIDIA. E por um motivo muito simples: ele “manda” na tela, estando sempre ativo. Instalar o da NVIDIA antes pode ocasionar conflitos e bugs. Além de drenar a bateria mais rapidamente.

Com o driver da Intel instalado, basta encontrar a versão mais recente para a sua placa de vídeo. Acesse o site da NVIDIA, entre com os dados pedidos e veja se a versão que aparece é a mesma instalada. Caso não seja, basta baixar e instalar, não sendo necessário desinstalar a versão anterior.

4- Atualizar drivers específicos

Por fim, caso esteja faltando algum driver específico, basta acessar o site da Avell e entrar com as informações do seu modelo, baixando e instalando caso necessário.

Como descobrir qual driver está faltando?

Basta acessar o gerenciador de dispositivos do Windows 10. Como na imagem abaixo, ele destacará o driver que está faltando.

gerenciador de dispositivos

Basta acessar o gerenciador de dispositivos (Device Manager nas versões em inglês) e checar se há algum driver faltando.

Com a instalação completa, há alguns truques para deixar a sua máquina mais otimizada. De um lado oferecendo todo o poder de fogo disponível. Do outro, economizando o máximo de energia para poupar a bateria. Mas vamos deixar isso para um próximo artigo, já que temos bastante coisa para explorar.